Parte da bagagem de vida de uma pessoa está estampada na decoração de seu lar. Basta observar os antigos registros encontrados nas cavernas para perceber que o homem sempre teve a necessidade de imprimir suas preferências, desejos e anseios através da ornamentação de espaços.
Expressar personalidade por meio de adornos, enfeites e mobiliários não é tarefa simples e exige certa dose de precaução, para que os elementos se complementem, sem causar uma grande confusão visual. Afinal, o grande objetivo é fazer do projeto um retrato de interesses harmônicos e conexos do seu morador.
Apesar de manter-se estática, uma casa pode expor individualidades utilizando diferentes arranjos no espaço, cores, tecidos e composições. “Uma residência pode ser considerada uma extensão do seu dono, com isso, o papel da decoração extravasa o objetivo de exibir apenas beleza e assume também a função de comunicar quem são seus proprietários”, comenta a arquiteta Marca Campetti, do Estúdio Campetti, a respeito dos efeitos que as escolhas causam em um ambiente.
Publicidade
Além disso, a profissional afirma que existem objetos de decoração que são capazes de transformar totalmente um projeto, transparecendo um universo de saberes, paixões e experiências. Por esse motivo, é essencial manter cautela com as escolhas, a fim de manter o equilíbrio no ambiente, mantendo-o interessante, convidativo e com uma boa dose de bom gosto.
Fotografias, obras de arte, quadros, almofadas, esculturas, tapetes e demais objetos temáticos podem fazer toda a indiferença em um espaço. “Imagine um quarto decorado com tema carros de Fórmula 1, por exemplo. Nele é possível perceber todo o interesse do morador em manter-se conectado com esse mundo, tornando o espaço mais íntimo e pessoal”, completa.
Publicidade
Os móveis e objetos são versáteis, muitas vezes com formas criativas e que se permitem ser explorados, promovendo um ambiente criativo e repleto de autenticidade. “É cada vez mais comum ver casas com decorações incríveis e com alguma temática envolvida. As inspirações são infinitas e permitem a idealização de ambientes repletos de estilo”, finaliza.
Publicidade