Regional

Decisões do TJ contrariam posição do TCE e confirmam leilão da Corsan

As dúvidas sobre a legalidade da privatização da Corsan continuam se dissipando na Justiça. Em mais duas decisões de primeira e segunda instâncias proferidas nesta semana, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul confirmou a validade do leilão da Corsan, ao contrário do posicionamento da Primeira Câmara do Tribunal de Contas. O entendimento do TJ gaúcho ressaltou a provisoriedade do questionamento do Tribunal de Contas e o fato de o valor de venda da Companhia já ter sido apreciado detalhadamente e aprovado pelo corpo de auditoria do TCE.

LEIA MAIS: TCE anula venda da Corsan para Aegea; entenda

Por outro lado, o governo do Estado apresentará nos próximos dias recurso a essa decisão do colegiado do Tribunal de Contas, tendo a seu favor mais de uma manifestação técnica em pareceres da auditoria do próprio TCE. Os documentos reafirmaram, em diferentes momentos da disputa judicial, a regularidade e correção do pleito, liberando a assinatura do contrato de venda da Corsan.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Corsan lança programa de negociação de dívidas com até 50% de desconto; veja como aderir

Investimentos mantidos

O Grupo Aegea, que assumiu a cadeira de controlador da Corsan em 7 de julho deste ano, garante que não vai alterar o ritmo dos investimentos programados para os 317 municípios onde a Companhia opera. Essa aplicação de capital, da ordem de R$ 15 bilhões até 2033, deve mudar o cenário do saneamento gaúcho, sobretudo em relação à ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, cujos índices de 19,8% e 15,6% estão bem abaixo das médias brasileiras.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.