Categories: Geral

Décima morte por meningite é registrada no Estado

O informativo epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde nesta segunda-feira, 13, mostrou que pelo menos dez mortes por meningite bacteriana já foram registradas no Rio Grande do Sul em 2015. O número é considerado três vezes maior do que o verificado no ano passado, quando três pessoas haviam morrido em função da doença até esta mesma época do ano. Três das dez mortes foram atribuídas ao tipo B, três do tipo C e quatro ainda não foram identificadas. 

Segundo o relatório apresentado, houve um aumento no número de ocorrências, principalmente as do tipo C. Foram identificados pacientes em 22 municípios do Rio Grande do Sul, sendo a maioria deles situados na região metropolitana. Nas cidades de Paraíso do Sul, Caxias do Sul, Ijuí, Maquiné e Santo Antônio da Patrulha, não foram registrados casos do tipo C. 

A principal medida de controle, conforme a secretaria, seria notificar e investigar qualquer tipo de suspeita. Caso seja confirmado a infecção da doença, a vacinação passa a ser considerada, desde que a imunização esteja disponível. Para se prevenir, é recomendado que a higienização das mãos seja feita corretamente, assim como a do ambiente. A ventilação do local e o não compartilhamento de utensílios também são necessários. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.