Regional

Debate sobre carroças tem falas acaloradas e troca de críticas entre vereadores

Com pronunciamentos acalorados e troca de críticas entre vereadores, a discussão sobre a restrição a veículos de tração animal em Santa Cruz marcou a sessão dessa segunda-feira, 20, da Câmara. O estopim foi um projeto de Serginho Moraes (PTB) para revogar a proibição das carroças nos bairros, sob alegação de que isso causará um problema social. A medida está prevista em uma lei de 2016 e entraria em vigor daqui a três anos.

LEIA MAIS: Esquenta o debate sobre o uso de veículos com tração animal em Santa Cruz

Serginho também propôs a realização de uma audiência pública sobre o assunto, a pedido da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS) e do Piquete Regional da OAB. Na tribuna, Bruna Molz (Republicanos), que defende a antecipação da proibição para seis meses e a implantação de um programa para substituir as carroças por bicicletas equipadas, cobrou duramente o fato de o requerimento da audiência não incluir entre os convidados o Ministério Público e a ONG Cavalo de Lata, que atua diretamente na causa. “Me provem que esses cavalos têm vacina de mormo e leptospirose. Me provem que são bem cuidados”, disparou a parlamentar, dirigindo-se a representantes das entidades que estavam nas galerias. Bruna alegou ainda que a lei já assegura o uso de tração para atividades do tradicionalismo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Polícia busca identificar tutor de cavalo que morreu após ser resgatado em situação de maus-tratos

Diversos vereadores, porém, rebateram Bruna, alegando que os casos de maus-tratos são isolados. “Não adianta essas pessoas que trabalham certo, trabalham direitinho, pagarem pelos outros. Por que o pessoal do bairro não pode ter animal?”, questionou Serginho. Na mesma linha, Ilário Keller (PP) defendeu uma “legislação equilibrada” e afirmou que é preciso “penalizar quem comete maus-tratos” e não colocar em vigor uma proibição generalizada.

LEIA TAMBÉM

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.