Com pronunciamentos acalorados e troca de críticas entre vereadores, a discussão sobre a restrição a veículos de tração animal em Santa Cruz marcou a sessão dessa segunda-feira, 20, da Câmara. O estopim foi um projeto de Serginho Moraes (PTB) para revogar a proibição das carroças nos bairros, sob alegação de que isso causará um problema social. A medida está prevista em uma lei de 2016 e entraria em vigor daqui a três anos.
LEIA MAIS: Esquenta o debate sobre o uso de veículos com tração animal em Santa Cruz
Serginho também propôs a realização de uma audiência pública sobre o assunto, a pedido da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS) e do Piquete Regional da OAB. Na tribuna, Bruna Molz (Republicanos), que defende a antecipação da proibição para seis meses e a implantação de um programa para substituir as carroças por bicicletas equipadas, cobrou duramente o fato de o requerimento da audiência não incluir entre os convidados o Ministério Público e a ONG Cavalo de Lata, que atua diretamente na causa. “Me provem que esses cavalos têm vacina de mormo e leptospirose. Me provem que são bem cuidados”, disparou a parlamentar, dirigindo-se a representantes das entidades que estavam nas galerias. Bruna alegou ainda que a lei já assegura o uso de tração para atividades do tradicionalismo.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Polícia busca identificar tutor de cavalo que morreu após ser resgatado em situação de maus-tratos
Diversos vereadores, porém, rebateram Bruna, alegando que os casos de maus-tratos são isolados. “Não adianta essas pessoas que trabalham certo, trabalham direitinho, pagarem pelos outros. Por que o pessoal do bairro não pode ter animal?”, questionou Serginho. Na mesma linha, Ilário Keller (PP) defendeu uma “legislação equilibrada” e afirmou que é preciso “penalizar quem comete maus-tratos” e não colocar em vigor uma proibição generalizada.
LEIA TAMBÉM
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.