Santa Cruz do Sul

Debate na Unisc mira ações de segurança climática

O 1º Seminário de Drenagem Adaptada à Nova Realidade ocorrerá nesta sexta-feira, 13, no auditório do Memorial da Unisc, a partir das 13 horas. Aberto à população, o evento terá debates sobre soluções e sistemas que podem ser implementados na região como alternativas de adaptação aos eventos climáticos extremos. Soluções para drenagem urbana e rural e formas sustentáveis de gestão desses recursos estão entre os temas que estarão em análise.

LEIA TAMBÉM: AgroFeira deste sábado terá tradicionalismo como tema; veja empreendimentos confirmados

O coordenador da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Ricardo Konzen, explica que a experiência vivida pela região durante as enchentes criou uma nova realidade no que se refere a drenagem hídrica no Estado. “Entendemos que este é o momento para criarmos uma discussão de capacitação técnica, em busca de ferramentas para melhorar a capacidade nos municípios de combater situações semelhantes ao que passamos”, avalia Konzen.

Publicidade

Segundo ele, os estudos do clima demonstram que situações extremas tendem a ocorrer com mais frequência a partir de agora. Essa situação preocupante obriga a região a criar formas de resposta e adaptação diante da nova realidade.

“Um evento igual ao que passamos impõe uma melhoria à nossa capacidade de controle e resposta. Projetos modernos de drenagem hídrica ajudam a controlar e gerir as águas das chuvas em excesso”, observa o coordenador da Câmara Setorial. “Nossa não atenção a isso implica nas inundações, erosões de solo e poluições, efeitos que acompanham toda a destruição registrada neste ano”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz sediou a etapa regional dos jogos rurais 

Publicidade

Para a presidente do Cisvale e prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, a realização do Seminário Drenagem Adaptada à Nova Realidade cumpre um papel indispensável junto às gestões municipais. E isso não apenas no Vale do Rio Pardo, mas de forma geral para o Rio Grande do Sul, fortemente atingido durante as enchentes.

“Precisamos criar alternativas a essa situação, pois o clima está diferente e nós, gestores, precisamos ter a iniciativa de programar os municípios para o futuro. É indispensável esse evento, uma vez que a nossa capacidade de resposta aos eventos climáticos necessita ser melhorada”, afirma Sandra.

Para saber

A ação é uma realização do Cisvale, em parceria com Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Centro Socioambiental da Unisc, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Vera Cruz (Comdema), Cisvale. Apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (Crea/RS) e Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo, com patrocínio do Sicredi.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.