Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEMINÁRIO

Debate na Unisc mira ações de segurança climática

O 1º Seminário de Drenagem Adaptada à Nova Realidade ocorrerá nesta sexta-feira, 13, no auditório do Memorial da Unisc, a partir das 13 horas. Aberto à população, o evento terá debates sobre soluções e sistemas que podem ser implementados na região como alternativas de adaptação aos eventos climáticos extremos. Soluções para drenagem urbana e rural e formas sustentáveis de gestão desses recursos estão entre os temas que estarão em análise.

LEIA TAMBÉM: AgroFeira deste sábado terá tradicionalismo como tema; veja empreendimentos confirmados

O coordenador da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Ricardo Konzen, explica que a experiência vivida pela região durante as enchentes criou uma nova realidade no que se refere a drenagem hídrica no Estado. “Entendemos que este é o momento para criarmos uma discussão de capacitação técnica, em busca de ferramentas para melhorar a capacidade nos municípios de combater situações semelhantes ao que passamos”, avalia Konzen.

Publicidade

Segundo ele, os estudos do clima demonstram que situações extremas tendem a ocorrer com mais frequência a partir de agora. Essa situação preocupante obriga a região a criar formas de resposta e adaptação diante da nova realidade.

“Um evento igual ao que passamos impõe uma melhoria à nossa capacidade de controle e resposta. Projetos modernos de drenagem hídrica ajudam a controlar e gerir as águas das chuvas em excesso”, observa o coordenador da Câmara Setorial. “Nossa não atenção a isso implica nas inundações, erosões de solo e poluições, efeitos que acompanham toda a destruição registrada neste ano”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz sediou a etapa regional dos jogos rurais 

Publicidade

Para a presidente do Cisvale e prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, a realização do Seminário Drenagem Adaptada à Nova Realidade cumpre um papel indispensável junto às gestões municipais. E isso não apenas no Vale do Rio Pardo, mas de forma geral para o Rio Grande do Sul, fortemente atingido durante as enchentes.

“Precisamos criar alternativas a essa situação, pois o clima está diferente e nós, gestores, precisamos ter a iniciativa de programar os municípios para o futuro. É indispensável esse evento, uma vez que a nossa capacidade de resposta aos eventos climáticos necessita ser melhorada”, afirma Sandra.

Para saber

A ação é uma realização do Cisvale, em parceria com Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Centro Socioambiental da Unisc, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Vera Cruz (Comdema), Cisvale. Apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (Crea/RS) e Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo, com patrocínio do Sicredi.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.