A Rádio Gazeta 107,9 FM encerrou nessa sexta-feira, 30, o ciclo de debates com candidatos a prefeito da região. Após as apresentações de propostas com os postulantes de Vale do Sol, Sinimbu e Passo do Sobrado, foi a vez de os concorrentes ao Executivo de Vera Cruz participarem do debate, realizado durante o programa Radar.
A mediação foi do jornalista Rosemar Santos, e o programa foi transmitido também no Portal Gaz. Estiveram frente a frente os candidatos Eduardo Viana (PTB), Gilson Becker (PSB/PSL/PDT/ PSB), Jerônimo Dilamar da Silva (PL) e Rosane Tornquist Petry (PP/MDB/PT/PP/PSD/Republicanos).
Após as apresentações, os candidatos fizeram perguntas entre si. Gilson iniciou questionando Rosane sobre a montagem de seu secretariado. Ela explicou que pretende fazer um governo focado na gestão, com uma equipe técnica qualificada. Ex-prefeita, Rosane disse que, quando esteve no governo, “não teve uma área do município que não cresceu”. Gilson replicou prometendo reduzir as secretarias do município, de 11 para seis.
Publicidade
Rosane então perguntou ao candidato Eduardo sobre o sistema hídrico do município. Ele frisou que muitas famílias ainda precisam de saneamento básico em Vera Cruz. A candidata citou avanços obtidos quando esteve à frente do governo e disse que a capacidade de tratamento de água foi duplicada.
VEJA MAIS: VÍDEO: assista ao debate entre os candidatos à Prefeitura de Vera Cruz
Rosane mencionou o Programa Protetor das Águas – que orgulha a cidade, segundo ela – e envolve agricultores e iniciativa privada em torno da preservação das nascentes do município. Acrescentou que quer criar reservatórios para atender a cidade em épocas de estiagem. Na tréplica, Eduardo citou seu projeto para ampliar a captação de água em Vera Cruz.
Publicidade
Eduardo então questionou o candidato Jerônimo sobre suas propostas para captar recursos ao município. Este mencionou a área da saúde como prioridade e o apoio de deputados aliados para conseguir verbas. Disse ainda que pretende fazer uma grande mudança na gestão do hospital do município.
Já Eduardo Viana prometeu constituir uma equipe técnica para cadastrar novos projetos para Vera Cruz, com o apoio de lideranças e deputados. Jerônimo salientou que ainda existe esgoto a céu aberto na cidade. Acrescentou que vai elencar as prioridades de cada localidade para resolver quaisquer problemas que existam.
Jerônimo Dilamar da Silva então dirigiu-se a Gilson Becker. Afirmou que o seu oponente apresenta-se como renovação, mas faz parte do atual governo. Ex-secretário de Obras do prefeito Guido Hoff, Gilson salientou que nunca teve cargo eletivo, que sempre ocupou um cargo técnico e se orgulha de sempre ter respondido à população de Vera Cruz. Na réplica, Jerônimo revelou que irá reduzir o número de cargos de confiança (CCs) e funções gratificadas (FGs).
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Número de cidades com mais eleitores que habitantes cresce 60%
Saúde e emprego em pauta no 2º bloco
No início do segundo bloco de perguntas entre os candidatos, Gilson Becker questionou Eduardo Viana sobre geração de empregos, dizendo que empresas teriam deixado Vera Cruz quando ele foi secretário municipal.
Eduardo respondeu que, enquanto era presidente da Câmara de Vereadores de Vera Cruz, destinou verbas do Legislativo para instalação de empresas. Gilson replicou dizendo que Vera Cruz tem incentivado a instalação de empresas, buscado parcerias e fomentado o empreendedorismo. Na tréplica, Eduardo citou avanços de quando era secretário municipal – como o Banco do Povo, que investiu, segundo ele, R$ 600 mil em projetos de emprego e renda.
Publicidade
Na questão seguinte, Rosane Petry perguntou a Jerônimo da Silva sobre sua proposta de atendimento humanizado na saúde. O candidato declarou que as pessoas se queixam para ele sobre o sistema de saúde de Vera Cruz, classificando-o como “uma porcaria”. Citou a necessidade de buscar recursos para o hospital e questionou o destino que o município deu à verba recebida para combater a pandemia de Covid-19. Rosane mencionou melhorias na área em sua gestão e frisou que pretende melhorar o atendimento humanizado e reativar o plantão pediátrico. Jerônimo replicou dizendo que tem ouvido sugestões da população e pretende criar o plantão 24 horas com presença de pediatra.
Em seguida, Eduardo questionou Rosane sobre as propostas para a segurança pública. A candidata mencionou a importância de trabalhar em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e entidades. Disse ainda que quer levar o Programa de Resistência às Drogas e à Violência da Brigada, o Proerd, para as escolas. Eduardo apontou que irá trabalhar na área em conjunto com o vice-governador do Estado e Secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que é de seu partido. A ex-prefeita citou na tréplica a importância do videomonitoramento em pontos estratégicos.
Na questão seguinte, Jerônimo questionou Eduardo sobre o envolvimento dele com a investigação da Operação Fura Fila em Vera Cruz. “Como você vai lidar com a saúde? Vai continuar beneficiando pessoas se ganhar as eleições?”, provocou. Eduardo não falou diretamente sobre a acusação. Limitou-se a dizer que deseja fazer uma saúde mais humanizada e evitar as filas no atendimento.
Publicidade
Na réplica, Jerônimo prometeu divulgar mensalmente os números de atendimentos, a fila de cirurgias e os exames. Eduardo citou ainda projeto de sua autoria pelo qual o cidadão poderá acessar via internet o andamento dos encaminhamentos na Secretaria de Saúde.
LEIA MAIS: STF confirma que apresentação do título não é obrigatória para votar
Clima esquenta no 3º bloco
O terceiro bloco começou com Gilson elogiando Jerônimo pela denúncia na questão da Operação Fura Fila e pedindo que falasse sobre o assunto. Jerônimo aproveitou para dizer que é uma pessoa transparente, que “paga o preço por falar a verdade”. “Às vezes eu me quebro. O cara, sendo muito verdadeiro, às vezes acaba com poucos amigos”, disse. Neste momento, Eduardo pediu direito de resposta, por ser réu no processo da Fura Fila. Contudo, não foi atendido por não ter sido citado nominalmente, conforme havia sido esclarecido previamente aos participantes.
Em seguida, Rosane perguntou a Gilson como ele se preparou para realizar as mudanças necessárias na educação em decorrência da pandemia. Ele respondeu que extinguiu as filas da Educação Infantil com a construção de uma nova creche. Frisou que, em situação de pandemia, é preciso buscar alternativas e a informatização das escolas está em seu plano de governo. Disse que pretende implantar o turno integral e valorizar professores. Rosane afirmou que, quando prefeita, conseguiu recursos federais para a construção de uma nova creche. Ressaltou que vai lutar pelo turno estendido e educação integral, e que pretende transformar os locais de ensino em espaços de qualificação também para pais e mães.
Em seguida, Jerônimo questionou Rosane sobre solicitações das comunidades de Linha Henrique D’Ávila e Dona Josefa. Rosane respondeu que, durante sua gestão, mais de 30 quilômetros de vias foram asfaltados. Ela prometeu que iria “tirar da gaveta” o projeto de asfaltamento de Linha Henrique D’Ávila. Jerônimo respondeu que ficou surpreso quando soube que, na localidade de Dona Josefa, existem famílias sem acesso a água. Rosane afirmou que, se for eleita, irá atender a todos que ainda enfrentam esse problema.
Eduardo questionou Gilson na sequência. Disse que o candidato chegou a colocar estacas para o asfaltamento de Linha Henrique D’Ávila, e a comunidade criou a expectativa de que o asfalto seria implantado. Gilson respondeu que foi incansável no empenho para a realização da obra, que a colocação de estacas foi feita pela empresa que iria executar o asfaltamento. Ele informou que o trecho está pronto para ser municipalizado e pretende encaminhar a demanda assim que assumir a prefeitura. Eduardo rebateu dizendo que a comunidade espera por essa obra há 32 anos, e que ele irá encaminhar a municipalização da estrada.
LEIA TAMBÉM: Bate-boca marca primeiro debate dos candidatos a vice de Santa Cruz
Anote na agenda
No dia 12 de novembro, uma quinta-feira, a Rádio Gazeta transmite o último debate dos candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O evento será na Câmara de Vereadores, a partir das 21 horas.
LEIA MAIS: Debate final entre os candidatos em Santa Cruz será à noite
This website uses cookies.