O auditório 1 do Parque da Expoagro foi palco do 15º Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais, na tarde dessa quinta-feira, 26. Com o tema Resiliência climática, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos com foco no desenvolvimento da cadeia produtiva.
Durante o debate, o presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwertz, afirmou que é grande o compromisso e a responsabilidade das instituições que estão ao lado do produtor. “Precisamos pensar em condições melhores para enfrentar as adversidades, levar informação e difundir políticas públicas, buscar oportunidade para todos. Quanto antes nos adaptarmos, mais rápido conseguiremos seguir e crescer.”
LEIA MAIS: Clima, novidades e exposições atraem multidão na Expoagro
Publicidade
O engenheiro agrônomo da entidade, Josemar Parise, falou sobre estratégias para minimizar perdas pela estiagem. “De 2012/13 a 2018/19 nós tivemos safras normais. Mas de 2019/20 a 2024/25 tivemos perdas relacionadas aos fenômenos El Niño e La Niña, com estiagens e enchentes.”
Para o plantio das culturas de verão, como o milho e a soja, é preciso buscar arranjos. Novas cultivares, novos manejos de solo e antecipação ou alternância de épocas de plantio são algumas possibilidades.
O chefe da Divisão Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), engenheiro agrônomo Paulo Lipp João, falou sobre o Programa Estadual de Irrigação, o SuperEstiagem, lançado pelo governo em razão dos sucessivos prejuízos causados pelas adversidades climáticas. “O agronegócio responde por cerca de 40% do PIB e 76% das exportações. Em média, a cada dez anos, ocorrem três estiagens severas. Na minha opinião o agricultor é um herói, pois ele vive todas essas dificuldades e ainda continua na atividade”, disse.
LEIA MAIS: Expoagro Afubra chega ao penúltimo dia; confira programação desta quinta-feira
Publicidade
O 15º Fórum de Diversificação ainda contou com o relato do produtor Charles Waechter, da localidade de Rio Pequeno, em Sinimbu, que adotou novas práticas de manejo e conservação do solo. Já os professores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Leonel Tedesco e Rafael Becker, falaram sobre os projetos eleitos na Consulta Popular 2025 voltados às áreas de conservação do solo e climatologia.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade