A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagra a Operação Resguardo II, ação desencadeada em âmbito nacional, com o intuito de combater e prevenir crimes de violência contra a mulher. A atividade é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas. Em Santa Cruz do Sul, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) também está mobilizada.
De acordo com a delegada responsável pela Deam no município, Lisandra Carvalho, a equipe está verificando denúncias, fiscalizando descumprimentos de medidas protetivas e realizando outras diligências investigativas. Na tarde desta segunda-feira, 8, a delegada inclusive estará presente no evento “Todos por elas”, organizado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, na sede campestre da AABB.
LEIA MAIS: Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio contra duas mulheres em Rio Pardo
Publicidade
A ofensiva iniciou em 7 de fevereiro e já é considerada a maior operação de combate a crimes de violência contra a mulher no Brasil. Nesses 30 dias, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, intensificou as ações para buscar agressores que cometeram diversos tipos de violência contra a mulher, resultando, até o momento, na prisão de mais de 250 indivíduos. Além das prisões, 47 armas e 790 munições foram apreendidas, cerca de 700 diligências foram realizadas e mais de 2 mil medidas protetivas foram requeridas ao Poder Judiciário.
Nesta terça-feira, 8, em especial, policiais civis de todo estado realizarão diversas diligências para cumprimento de 45 mandados de prisão, 70 mandados de busca e apreensão e verificação de mais de 300 denúncias de violência contra a mulher. Até o momento, em todo o Estado, foram realizadas 19 prisões e apreendidas duas armas.
A Polícia Civil também vem realizando diversas ações de conscientização em todo o Estado, como palestras, rodas de conversa, atendimentos, prestação de serviços e orientações à população. A primeira edição da Operação Resguardo, foi realizada no ano passado. Ao todo, apurou 51.551 denúncias. Quase 190 mil vítimas foram atendidas, 1.431 solicitações de mandados de busca foram expedidos e mais de 10 mil pessoas presas em todo país.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.