Cultura e Lazer

De Sobradinho para o mundo: bailarino Adilso Machado da Silva se destaca na Europa

A arte expressa através da dança contemporânea nos palcos e também no circo é hoje o que dá sentido à vida de Adilso Machado da Silva, que divide sua rotina entre Brasil e Europa. Nascido em Sobradinho, ele tem 44 anos e é formado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Antes de ganhar os palcos, viveu no Centro-Serra até 1995. Sua mãe, Orlandina Machado, é moradora de Sobradinho. Foi com o irmão Gilson Machado da Silva, também educador físico, que conheceu o mundo da arte através da dança.

Bailarino e coreógrafo, Adilso Silva está em uma temporada na Escócia, como diretor artístico da escola de Circo Aerial Edge, de Glasgow. Recentemente esteve em Valência, na Espanha, para uma residência artística com o trabalho solo na dança, chamado Desterrar, que repercutiu na imprensa local.

LEIA TAMBÉM: Concerto alusivo ao Bicentenário da Imigração terá ação solidária

Publicidade

Sua trajetória nas artes iniciou-se ao sair de Sobradinho, em meados de 1995, quando foi morar em Santa Maria, onde o irmão Gilson residia e desenvolvia trabalhos na área. Em entrevista ao jornal Gazeta da Serra, Adilso contou que deixou Sobradinho para estudar e jogar futebol, mas mudou os planos.
Morou até 2002 em Santa Maria e foi lá que iniciou na dança. Posteriormente se mudou para Porto Alegre, quando ingressou em uma companhia de dança a convite da bailarina e coreógrafa Eva Schul. Na Capital também trabalhou no Circo Teatro Girassol, até 2003, e retornou para Santa Maria com o objetivo de cursar Publicidade e Propaganda.

Foi nessa época que voltou aos palcos. Ele se inscreveu para uma audição do grupo de dança Cena 11, de Florianópolis. Foi selecionado em 2005, quando mudou-se para Santa Catarina, permanecendo nesse grupo por nove anos. Com a companhia, ele conheceu quase todo o Brasil em apresentações artísticas, e também fez muitas viagens para o exterior. Durante as idas à Europa, decidiu que queria ter uma vivência internacional. Em 2014 recebeu convite para dançar em Berlim, na Alemanha. Ficou fora do País até 2016, voltando depois para Florianópolis.

Além das apresentações em diferentes países, Adilso tem atuação em Florianópolis | Foto: Cristiano Prim/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Zeca Pagodinho surpreende ao revelar valor de aposentadoria

Publicidade

Do street dance para o estilo contemporâneo

Adilso Machado da Silva conta que seu calendário anual costuma incluir duas agendas para a Escócia, onde é diretor artístico. Além disso, é fundador da Circar Circo Escola e criador, fundador e diretor artístico do Grupo Circar Artes do Corpo – com base em Florianópolis – e tem projetos solo dentro da dança contemporânea.

O sobradinhense recorda que iniciou a carreira no estilo street dance, estudou ballet clássico e jazz, mas foi na dança contemporânea que encontrou as melhores oportunidades. Hoje busca desenvolver trabalhos que envolvam arte contemporânea, frisando que é preciso ter uma sensibilidade muito grande para saber o que está acontecendo no mundo para traduzir isso em movimento. Apesar de não trabalhar com a dança em um contexto folclórico, conta que carrega suas raízes gaúchas.

LEIA TAMBÉM: Seis grupos vão participar da inter-regional do Enart

Publicidade

Nesta temporada no exterior, Adilso permanece na Escócia e irá para Beirute, no Líbano, para ministrar um workshop. Em julho deve retornar ao Brasil, mas a nova temporada de trabalho na Europa está programada para o fim do ano. Nessa trajetória, conheceu muitos países, como Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Líbano, Holanda, Escócia, Bélgica e França. Ao menos uma vez por ano, em meio à rotina dividida entre Brasil e Europa, regressa a Sobradinho.

Adilso com a mãe Orlandina e o irmão Gilson da Silva | Foto: Arquivo Pessoal

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.