O 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), sediado em Santa Cruz do Sul, realizou uma ação inédita para celebrar o Outubro Rosa. As cores de conscientização ao câncer de mama e de colo de útero foram incorporadas ao uniforme, com camisetas rosadas.
Durante a tarde dessa terça-feira, 8, integrantes da corporação participaram de uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero. A programação contou com a participação de representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer.
LEIA TAMBÉM: Presidente do PL avalia resultado das urnas como “uma grata surpresa”
Publicidade
O objetivo, segundo a sargento Morgana Pires Koelzer Faller, foi proporcionar um momento de conhecimento e troca de experiências, contribuindo no apoio às pessoas diagnosticadas. Ela enfatizou que o Corpo de Bombeiros é conhecido por ser uma instituição de muita credibilidade. E essa atribuição, na visão da sargento, pode ser utilizada em ações do Outubro Rosa. “Todos os anos somos eleitos a instituição mais confiável do Brasil. E nós podemos contribuir com essa campanha, levando informações às pessoas.”
Ainda sensibilizou quanto à necessidade da prevenção, uma vez que contribui para o tratamento. “Nosso trabalho é salvar vidas. E, individualmente, cada um pode salvar a sua própria vida por meio do autocuidado”, destacou.
O tenente Ângelo Barros, comandante do pelotão, afirmou que o evento também serviu para marcar os 60 anos da instalação do Corpo de Bombeiros em Santa Cruz. Segundo ele, as atividades não se limitaram às mulheres do batalhão. Os homens foram orientados a incentivarem esposas, mães, irmãs e filhas a realizar o diagnóstico precoce.
Publicidade
O apoio familiar, defendeu Barros, é fundamental. E com o tratamento adequado, o diagnóstico dessas doenças não é o fim do mundo para as pacientes.
LEIA TAMBÉM: Escritora Jane Lucas lança livro nesta quinta-feira
Nessa terça-feira, a guarnição do 6º BBM foi formada exclusivamente por mulheres. Elas atenderam todas as ocorrências ao longo do dia.
Publicidade
É a primeira vez que a iniciativa, apresentada pelo tenente Ângelo Barros, é implantada. Segundo ele, além de contribuir para a campanha de conscientização, o objetivo é destacar a participação feminina na corporação, que aumenta a cada ano.
A major Lucilda Alves Ferreira, chefe da seção de segurança contra incêndio do 6º Batalhão, destacou a necessidade de valorizar e dar visibilidade às mulheres que atuam como bombeiro. Ao todo, são 23 no 6º BBM. “Como nós somos minoria, estamos sempre buscando mais espaço. Precisamos enaltecer a participação da mulher em todas as áreas, tanto a administrativa quanto a operacional”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Espaço de vinhos e espumantes é novidade na 39ª Oktoberfest
Publicidade
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) demonstram que o câncer de mama é o mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Neste ano, estima-se o registro de 73,6 mil novos casos no Brasil, com 66,54 diagnósticos a cada 100 mil mulheres.
A incidência é maior após os 50 anos, sendo relativamente raro antes dos 35. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
Já o câncer de colo do útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo. É a principal causa de morte por câncer entre mulheres em diversos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina, com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025 – uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
This website uses cookies.