Uma família tradicional agrícola, cujo “carro-chefe” é o trabalho. Gilson Vitélio Hermes, 50 anos, segue os ensinamentos do pai, na propriedade onde residem em Morro da Lentilha, interior de Arroio do Tigre. Junto com os pais Benno João Hermes, 76 anos, e Erondina M. Dalmolin Hermes, 72 anos, além da esposa Vanessa, 37 anos, cultivam soja, milho, suínos, gado de corte e leite, galinhas e pomares com frutas. Trata-se de uma propriedade modelo na diversificação, com uma área total de 160 hectares, onde o tabaco deixou de ser a principal atividade desde o final dos anos 70. “Na época, eu e meu pai ficamos inseguros, mas apostamos em suínos e deixamos de plantar fumo e deu certo”, recordou.
A soja, que inclusive teve safra positiva, vem no topo. Foram plantados 80 hectares. “A produção foi recorde na região e no Estado. O clima favoreceu e também tivemos poucas pragas e doenças. A qualidade foi ótima e o volume de colheita foi bom, só quanto ao preço esperávamos mais”, disse em entrevista à Rádio Gazeta FM, durante o quadro “Café na Roça”.
Na propriedade, como complemento na renda, também há 11 vacas em lactação, além do gado de corte que é vendido. São produzidos 200 litros de lite por dia. De milho, são plantados 15 hectares, mais cinco que são utilizados para silagem e pastagem do gado. No inverno, as lavouras de soja dão espaço às pastagens para engordar o gado. O pomar, além de 500 pés de laranjas e bergamotas, possui uva – utilizada na produção de vinho para consumo.
Publicidade
Gilson é sócio de Luiz Hermes. Ambos possuem três colheitadeiras e, além do serviço realizado em suas próprias lavouras, terceirizam o trabalho em outras. Já na propriedade de Gilson não faltam equipamentos para o trabalho na lavoura: tem plantadeira, pulverizador e tratores. Gilson e Vanessa possuem quatro filhos: Ana Lúcia, de 13 anos; Jéssica Andressa, 11; Francine Vitória, 6; e o pequeno Enzo Vitélio, de 10 meses.
Colaboração: Vinícios Rech
Publicidade
This website uses cookies.