Os livros Quincas Borba, de Machado de Assis; O demônio familiar, de José de Alencar; Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf; e Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida, são as novas obras que passam a integrar a lista de leituras obrigatórias do Vestibular 2026 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esses títulos substituem quatro que estavam na relação desde 2023: Lisístrata, de Aristófanes; Várias histórias, de Machado de Assis; A falência, de Júlia Lopes de Almeida; e Coral e outros poemas, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ao todo, 12 obras integram o conjunto de leituras obrigatórias do Vestibular da UFRGS [Veja abaixo a relação completa.]
O professor Antônio Marcos Sanseverino, do Instituto de Letras, integrante da comissão responsável pela escolha das obras, explica que a lista segue alguns princípios que organizam o conjunto das indicações e, especificamente, sua renovação anual. “De modo geral, a lista de leituras traz obras que contemplem a diversidade da literatura em língua portuguesa, procurando dar conta da diversidade de gêneros literários (romance, conto, poesia, texto dramático, canção), diferentes épocas, diferentes perfis de autores e de autoras, etc.”, afirma o professor. Ele acrescenta que “a expectativa da UFRGS é de que as leituras obrigatórias possam contribuir para a formação de leitores”.
LEIA TAMBÉM: Processo seletivo para estagiários da Prefeitura de Venâncio Aires tem inscrições até terça; confira
Publicidade
A nova lista foi publicada nesta sexta-feira, dia 28, pela Comissão Permanente de Seleção (Coperse) e está disponível para consulta também na página do Vestibular 2026, neste link, onde serão divulgadas posteriormente as demais informações sobre o concurso, como edital, orientações para solicitação de isenção, período de inscrições e datas de aplicação das provas.
Confira a lista de leituras obrigatórias
- MACHADO DE ASSIS – Quincas Borba
- JOSÉ DE ALENCAR – O demônio familiar
- VIRGINIA WOOLF – Mrs. Dalloway
- DJAIMILIA PEREIRA DE ALMEIDA – Luanda, Lisboa, Paraíso
- PAULINA CHIZIANE – Niketche: uma história de poligamia
- JEFERSON TENÓRIO – O avesso da pele
- JOSÉ FALERO – Mas em que mundo tu vive
- LUPICÍNIO RODRIGUES – Seleta de Canções
- “Cadeira vazia” (com Alcides Gonçalves)
- “Castigo” (com Alcides Gonçalves)
- “Cevando o amargo” (com Piratini)
- “Dona Divergência” (com Felisberto Martins)
- “Ela disse-me assim (Vai embora)”
- “Esses moços (Pobres moços)”
- “Foi assim”
- “Loucura”
- “Maria Rosa” (com Alcides Gonçalves)
- “Migalhas” (com Felisberto Martins)
- “Namorados”
- “Nervos de Aço”
- “Nunca”
- “Se acaso você chegasse” (com Felisberto Martins)
- “Vingança”
- “(Xote da) Felicidade”
- KAKÁ WERÁ – A terra dos mil povos
- RUTH GUIMARÃES – Água funda
- GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ – Cem anos de solidão
- ANGÉLICA FREITAS – Um útero é do tamanho de um punho
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade