ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

De motorista a empresário: a história de Edson Barkert

Edson Barkert, orgulhoso com a expansão da frota e dos negócios, comemora mais de três décadas de história. Crédito: Junio Nunes

O ano era 1986. O Mercedes 1516 foi comprado em Lajeado e trazido com orgulho pela família Barkert para trabalhar em Santa Cruz do Sul. Depois de empreender com um restaurante e uma loja de móveis, o sonho do patriarca Orlando Barkert era a compra de um caminhão, para que o filho Edson Barkert pudesse seguir na profissão.

Como motorista, Edson Barkert, hoje com 55 anos, começou a sua trajetória no setor de transporte, inicialmente com móveis. Em 1993 iniciou a Barkert Transportes, já com três caminhões focados no transporte de móveis para o Rio de Janeiro. “Pela experiência adquirida, no início dos anos 2000, surgiu a oportunidade de ingressar na área de sementes, realizada na época em caminhão baú”, lembra ele.
Estimulado pela oportunidade de uma empresa de sementes que mantinha unidades em outras regiões do País, desafiou-se a empreender no Estado de Goiás. Iniciava ali uma trajetória de crescimento, que começou em Formosa e Itumbiara (GO) e seguiu para Minas Gerais e Mato Grosso.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Casal guarda relíquias trazidas da Alemanha pelos imigrantes

Publicidade

Hoje, a Barkert é referência quando o assunto é transporte de sementes. “Com o passar do tempo, buscamos qualificar nossos serviços, aumentamos a frota, investimos em treinamento e instalamos um sistema avançado de gestão de frotas, com rastreamento de cargas, otimização das rotas e manutenção preventiva. Tudo isso foi fundamental para o crescimento da empresa”, destaca Edson.

Com mais de três décadas de história, a Barkert comemora o crescimento. São 50 veículos próprios, 60 funcionários e cerca de 130 veículos terceirizados, que atuam nas modalidades de cargas de lotação e a granel, atendendo todo o território nacional, com excelência na prestação de serviços de transporte e logística.

Publicidade

A matriz segue em Santa Cruz, com filiais em Itumbiara (GO), Primavera do Leste (MT), Uberlândia (MG) e mais seis pontos de apoio volantes. “Quando comecei, não imaginava chegar nesse patamar. As oportunidades foram surgindo e nós trabalhamos muito para estruturar as operações. E assim seguimos, buscando evoluir sempre”, comemora ele.

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta