Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Nova aventura

De mãos dadas para ajudar

Giana e Lino formam uma dupla implacável. Juntos já conquistaram o carinho das crianças, aprimoraram a estrutura da pediatria do Hospital Santa Cruz (HSC) e agora se preparam para uma nova aventura. No dia 9 de setembro, às 15 horas, a autora e seu personagem lançarão na 30ª Feira do Livro a obra Lino e Laila em Qual animal você seria?.

Quarto volume da coleção, o livro traz mais uma história do anjinho travesso e sua melhor amiga, a menina mais linda que já viu. Quem preferir se antecipar já pode adquirir seu exemplar e as outras três edições (veja boxe) nas Livrarias Iluminura e da Unisc, Loja Garatuja, Cometa Papelaria e Clip Graffite. O valor é simbólico: R$ 10,00. O efeito? Solidariedade, imaginação, esperança… 

Segundo a escritora Giana Diesel Sebastiany, 46 anos, que também é coordenadora pedagógica do curso de Medicina da Unisc e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HSC, a verba arrecadada com a coleção é revertida para ampliar a unidade pediatriaca, levando a identidade do personagem em toda a extensão do espaço. “O Lino foi criado com essa intenção. Queríamos deixar a ala mais viva e alegre para que as crianças pudessem enfrentar o período do tratamento com mais leveza”, reforça a autora. 

Publicidade

E a ideia deu mais do que certo. Exatos dez meses após o lançamento do primeiro livro, painéis que retratam a história de Lino, o anjinho travesso, estão dispostos nas paredes do corredor. No teto, nuvens lembram crianças transportadas em macas que Lino veio do céu. Mas também ensina na Terra. É por isso que nas portas de todos os quartos, o protagonista ruivo do cabelinho espetado também desponta. Salas de recreação, brinquedos e videogame, biblioteca móvel e até os uniformes dos funcionários estão caracterizados com os personagens das histórias, que estimulam o imaginário e atentam para a diversidade.

A Laila, por exemplo, é surda e negra. A médica, mulher; o enfermeiro, homem. Na narrativa também há referências ao bullying, às guerras e aos refugiados. “É um prazer estar escrevendo para as crianças e abastecendo o imaginário delas com boas histórias. Não subestimo a capacidade de entendimento dos pequenos e, por isso, pesquiso muito antes de levantar algum tema”, complementa. Toda a verba adquirida com o quarto livro da série será revertida para o projeto de restauração da UCI e UTI da pediatria. Dedoches dos personagens também estão à venda. 

Virtual
O sucesso de Lino, Laila e sua turminha desponta agora também na internet. Após vender e distribuir pelo menos 3 mil cópias da coleção, a escritora Giana, com suporte da equipe da assessoria de comunicação da Unisc e o talento (e sensibilidade) do ilustrador Bruno Seidel, deu forma ao site. É por meio da plataforma online que as crianças podem conferir mais detalhes sobre os personagens, colorir, jogar e ainda interagir com a história. 

Publicidade

Todos que acessam o endereço são convidados a escrever uma nova versão para o desfecho da obra Lino e Laila em Qual animal você seria? “Não existe mais passividade. As crianças querem interação. Buscam um feedback da história.” E o anjinho gostou tanto do meio digital que ainda encontra tempo para responder às cartinhas dos pequenos no chamado Correio do Lino. “É tempo que a gente ganha”, finaliza a autora.

Trajetória

Giana Sebastiany é formada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). É professora da Unisc, coordenadora pedagógica do curso de Medicina e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Santa Cruz (HSC). Também se dedica a pesquisas sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem em Diferentes Cenários. Ah, e quando a agenda permite, faz contação de histórias nas escolas e na própria pediatria do hospital.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.