Categories: Regional

De cada três pessoas, duas ouvem as rádios da Gazeta

No início de outubro, a pesquisa Top of Mind Amanhã 2020 – As Marcas do Rio Grande do Sul, do Grupo Amanhã, decretou a Rádio Gazeta como a quarta mais lembrada no Estado na categoria rádio de notícias. Com 15,2%, a emissora posiciona-se, de forma disparada, em destaque na memória do público. Está quase empatada com a terceira, a Farroupilha, com 16%, e se aproximou bastante da líder, a Gaúcha, com 20,4%, e da segunda colocada, a Guaíba, com 18,8% – essas três sediadas na capital.

Agora, pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, entre 26 e 29 de outubro, consolida de vez as emissoras da Gazeta em Santa Cruz do Sul e no Vale do Rio Pardo. A pergunta apresentada foi “Qual rádio você mais ouve em Santa Cruz do Sul, na sua casa, no carro, no trabalho, no ônibus?”, para resposta espontânea por parte dos entrevistados. As três emissoras do grupo na cidade somaram 63,1% da preferência do público.

LEIA MAIS: Rádio Gazeta consolida-se como líder no interior do RS

Publicidade

A líder absoluta é a Rádio Gazeta FM 107,9, cuja programação é voltada a noticiário e esporte, e que havia sido consagrada como a quarta mais lembrada do Estado na Top of Mind. Ela foi citada por 35,2% das pessoas ouvidas pelo Instituto Methodus. Em outros termos, uma em cada três pessoas em Santa Cruz do Sul sintoniza a Rádio Gazeta, demonstrando sua clara e absoluta preferência e confiança pelo conteúdo disponibilizado.

Já a Gazeta FM 101,7, com programação musical contemporânea, detém 24,6% das indicações. Por fim, a mais jovem das emissoras, a Gazeta FM 99,7, de programação na linha de adulto clássico, foi referida por 3,3% e, há pouco tempo no ar, começa a se impor junto a um público segmentado. Juntas, as três somam 63,1% das menções, de maneira que todas as demais emissoras citadas na pesquisa compreendem pouco mais de um terço do total.

LEIA TAMBÉM: Nomes que marcam e fazem a história da Rádio Gazeta

Publicidade

O Methodus realizou 400 entrevistas em diferentes regiões da cidade, com moradores de ambos os sexos, com 18 anos ou mais, e de diferentes classes sociais. A margem de erro é estimada em 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. As entrevistas foram pessoais, com uso de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.

Nos cruzamentos dos resultados, a 107,9 impõe-se junto a todos os perfis de ouvinte, com 31,8% entre homens e 38,8% entre mulheres. Além disso, teve ampla preferência entre o público de faixa etária adulta, em idade produtiva, formador de opinião e com todos os níveis de escolaridade. Da mesma forma, as três rádios da Gazeta, de acordo com o estilo ao qual voltam a programação, lideram em diferentes regiões da cidade.

LEIA TAMBÉM: Nomes que marcam e fazem a história da Rádio Gazeta

Publicidade

Um em cada quatro ouvintes acompanha diariamente a Gazeta FM 101,7 | Foto: Leandro Siqueira

Com três emissoras, em sintonia constante com todos os públicos

A preferência revelada pelos ouvintes de Santa Cruz do Sul pelas emissoras de rádio da Gazeta reafirma a preocupação da empresa de atender bem, e com qualidade de conteúdo, a todas as faixas de público. A avaliação é do gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, Romar Rudolfo Beling, para quem o resultado da pesquisa só corrobora o excelente desempenho da Rádio Gazeta na pesquisa Top of Mind Amanhã 2020. “No momento em que programação como a FM 107,9 se fixa na memória dos ouvintes em outras regiões do Estado, é mais do que natural que já tenha se consolidado em sua comunidade, para, a partir dela, repercutir cada vez mais longe”, frisa. E trata-se da primeira pesquisa realizada após a migração da Rádio Gazeta de AM para FM, efetivada em 2019.

Segundo o gerente executivo de Rádios da Gazeta, Leandro Siqueira, o resultado da pesquisa reflete a sintonia fina que o jeito de fazer rádio da empresa tem com os anseios da comunidade. “O fator fundamental é saber que as emissoras Gazeta têm a preferência justamente do público formador de opinião e com decisão de compra”, frisa. “E esse desempenho só reforça nosso compromisso com olhar local e o regional, sobre demandas e prioridades. E temos conseguido cumprir todas as melhorias técnicas indispensáveis, o que envolveu a transferência do parque de operações das três emissoras para a torre própria da Gazeta.”

Publicidade

LEIA MAIS: Rádio Gazeta faz do jornalismo a sua marca para o Estado

Conforme Beling, a preferência manifestada pela população na pesquisa, em que de cada três pessoas, duas citaram emissoras da Gazeta, é a consolidação do trabalho de extrema confiabilidade e qualidade realizado ao longo dos anos. “Afinal, a Rádio Gazeta completou 40 anos em maio deste ano. Ou seja, a comunidade pôde acompanhar e avaliar o profissionalismo e a seriedade do grupo de profissionais já por quatro décadas.”

Em paralelo, se a Rádio Gazeta se dedica a noticiário e esportes, a Gazeta FM 101,7 contempla os gostos do público que gosta de programação musical popular, com a energia musical contemporânea. Já a terceira e mais recente emissora do grupo em Santa Cruz, a 99,7 FM, volta-se a programação musical direcionada a adulto clássico, com canções nacionais e internacionais. “Juntas, atendem às especificidades, aos gostos e aos interesses de todas as faixas de público, e é a ampla preferência pela Gazeta que agora se evidencia e reafirma”, diz Beling.

Publicidade

LEIA MAIS: Rádio Gazeta faz do jornalismo a sua marca para o Estado

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.