Cultura e Lazer

De Ana Castela a Red Hot Chili Peppers; confira shows previstos para o Rio Grande do Sul em 2023

Muitas pessoas aguardam ansiosamente por shows, inclusive se deslocando a outras cidades apenas para aproveitá-los. Para muitos, é uma oportunidade única de estar perto dos artistas favoritos e escutar ao vivo músicas marcantes. Já é o sexto mês de 2023, e o Rio Grande do Sul já recebeu artistas renomados como Gilberto Gil, Zezé di Camargo e Luciano e a banda alemã Scorpions. Porém, para os próximos meses, ainda há outras grandes atrações confirmadas.

Assim, o Portal Gaz selecionou 15 nomes de cantores, duplas e bandas de destaque nacional e internacional que passarão pelos palcos gaúchos até o fim de 2023. Confira:

LEIA MAIS: Fãs do Vale do Rio Pardo participam de dois shows internacionais em Porto Alegre nesta terça

Publicidade

Jota Quest – 17 de junho – Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)

No próximo sábado, uma das principais bandas de pop-rock do Brasil estará gravando um DVD em show especial no gramado do Estádio Beira-Rio. Como parte da turnê “JOTA25”, que comemora os 25 anos dos integrantes na estrada, a apresentação passa por diversos clássicos do grupo, como “Só Hoje” e Fácil”, misturado a uma experiência audiovisual imersiva. Há 30 anos, desde o início das atividades, o quinteto mantém a mesma formação, liderados pelo vocalista e violonista Rogério Flausino.

NX Zero – 22 e 23 de junho – Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre)

Após anunciarem um hiato em 2017, a banda NX Zero, uma das mais clássicas da cena emo no Brasil, finalmente retorna às atividades em 2023. A turnê “Cedo ou Tarde”, nomeada em homenagem a uma das músicas de mais sucesso do grupo, passa pelo Auditório Araújo Vianna em duas datas em junho. Após os ingressos para o show do dia 22 se esgotarem rapidamente, foi anunciada outra apresentação para o dia seguinte. Na ocasião, os fãs podem esperar ouvir os sucessos que renderam ao quinteto diversas premiações como “Melhor Banda” e “Música do Ano” ao longo da década de 2000.

LEIA MAIS: NX Zero volta aos palcos neste domingo após seis anos

Publicidade

Chitãozinho & Xororó – 9 de julho – Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre)

Uma das maiores duplas sertanejas da história, com cerca de 40 milhões de discos vendidos, Chitãozinho & Xororó estarão de volta a Porto Alegre em julho de 2023. O público no Auditório Araújo Vianna poderá cantar junto aos irmãos algumas das músicas mais icônicas, como “Evidências” e “Galopeira”. A turnê “Por Todos os Tempos”, comemorativa do meio século de atividade da dupla, já tinha passado pela capital gaúcha em agosto de 2022. Agora, será mais uma oportunidade para o público rio-grandense curtir os artistas.

Lulu Santos – 15 e 16 de julho – Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre)

Completando 70 anos de idade em 2023, Lulu Santos foi um dos principais ícones da música brasileira nos anos 1980, com uma sonoridade de pop-rock característica. Com shows em 15 (já esgotado) e 16 de julho, o cantor apresentará a turnê Barítono em Porto Alegre. O nome é relativo ao tipo de voz dele, uma extensão intermediária entre o baixo e o tenor. Com 22 álbuns de estúdio lançados, o artista promete trazer ao público gaúcho sucessos como “Tempos Modernos” e “Toda Forma de Amor”.

LEIA TAMBÉM: Lulu Santos inicia nova fase na carreira com ‘Hit’; veja o clipe

Publicidade

Maria Bethânia – 3 e 4 de agosto – Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre)

A “Abelha Rainha” estará novamente em Porto Alegre em agosto deste ano, para dois shows que trarão tanto sucessos da carreira, como “As Canções Que Você Fez Pra Mim” e “Carta de Amor”, quanto interpretações de canções de outros artistas. Eleita em 2012 a quinta maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone, a artista é um dos ícones da MPB e tem cerca de 25 milhões de discos vendidos ao longo de quase 60 anos de carreira.

Caetano Veloso – 19 e 20 de agosto – Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre)

Se no começo de agosto o Araújo Vianna receberá Maria Bethânia, pouco mais de duas semanas depois, quem subirá ao palco será o irmão e companheiro de longa data na carreira musical, Caetano Veloso. A turnê relativa ao álbum mais recente, “Meu Coco”, lançado em outubro de 2021, trará na voz de um dos mestres da Tropicália lançamentos dos últimos anos, assim como sucessos de outras décadas, como “Sozinho” e “Samba de Verão”.

LEIA TAMBÉM: Caetano Veloso se rende às lives para comemorar o aniversário de 78 anos

Publicidade

Péricles – 26 de agosto – Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre)

O ex-vocalista do grupo de pagode Exaltasamba e dono de diversos sucessos na carreira solo, Péricles é outro grande nome que estará de volta ao Rio Grande do Sul. “Até Que Durou” e “Melhor Eu Ir” estão entre as atrações que o público pode esperar na voz do sambista. Além disso, o cantor tem contado com a colaboração de diversos nomes de diferentes gerações, desde o violonista Geraldo Azevedo até a jovem Marvvila, que participou da última edição do BBB.

Zé Neto e Cristiano – 17 de setembro – Festa Nacional do Moranguinho (Bom Princípio)

A dupla sertaneja conhecida por hits como “Notificação Preferida” e “Largado Às Traças”, além de sucessos do último EP “Escolhas”, estará se apresentando em Bom Princípio, no Vale do Caí. O show será durante a Festa Nacional do Moranguinho, que acontece no Parque Municipal da cidade de cerca de 14 mil habitantes. Ainda como programação do festival, outros artistas de sucesso, como Dennis DJ, Maiara & Maraísa, Teodoro & Sampaio, Raça Negra e Bruno & Marrone cantarão no evento que acontece entre os dias 6 e 24 de setembro.

Ana Castela – 8 de outubro – Oktoberfest (Maratá)

O público do Portal Gaz já afirmou que quer ver Ana Castela na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. O que nem todos sabem, porém, é que ela já estará presente em uma edição da festa alemã no estado. Com cerca de 2,7 mil habitantes e distante 122 quilômetros da cidade polo do Vale do Rio Pardo, Maratá, no Vale do Caí, receberá o fenômeno da música sertaneja. A voz que trouxe sucessos como “Pipoco” e “Nosso Quadro” dividirá o palco com o DJ Guz Zanotto e promete agitar o pequeno município em outubro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Saiba quem são os 10 artistas que o público quer ver na 38ª Oktoberfest

Luan City Festival – 14 de outubro – Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)

Um dos artistas mais populares do Brasil durante a década de 2010, Luan Santana estará trazendo a Porto Alegre o festival Luan City. Assim, o autor de músicas icônicas como “Meteoro” e “Escreve Aí” estará trazendo convidados de peso para se apresentarem no palco. Na capital gaúcha, artistas como Jorge & Mateus, João Gomes e Guilherme & Benuto estarão presentes e também trazendo os respectivos sucessos para o evento.

Roger Waters – 1º de novembro – Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)

Um dos fundadores da banda britânica Pink Floyd, onde foi baixista e vocalista, Roger Waters se apresentará em Porto Alegre pela quarta vez, em novembro. O show faz parte da turnê de despedida do artista, um dos maiores expoentes do gênero rock progressivo, denominada “This is Not a Drill”. Entre as músicas, estarão clássicos tanto da carreira solo do músico quanto da época em que fez parte do grupo britânico. Portanto, o público pode esperar ouvir canções como “Wish You Were Here” e “Comfortably Numb” ao longo da apresentação.

Red Hot Chili Peppers – 16 de novembro – Arena do Grêmio (Porto Alegre)

Ícone do gênero funk rock desde os anos 1990, a banda californiana Red Hot Chili Peppers estará de volta à capital gaúcha após mais de 20 anos. Os ingressos já se esgotaram em março, apenas 2 dias após a abertura das vendas. A turnê Unlimited Love deve trazer principalmente canções dos dois álbuns mais recentes do grupo, “Unlimited Love” e “Return of the Dream Canteen”, ambos lançados no ano passado. Mesmo assim, clássicos aclamados, como “Californication” e “Otherside”, também devem aparecer no setlist para agradar os fãs de longa data.

LEIA MAIS: Red Hot Chili Peppers anuncia shows no Brasil e Porto Alegre está entre as cidades escolhidas; veja datas

Seu Jorge – 18 de novembro – Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre)

Depois de ter subido aos palcos porto-alegrenses junto a Alexandre Pires no dia 2 de junho, Seu Jorge estará de volta em novembro, desta vez sozinho. Promovido pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef), o show em 18 de novembro deve trazer clássicos do sambista, como “Amiga Da Minha Mulher” e “Burguesinha”. Mesmo que o músico e ator tenha sido vítima de ofensas racistas em seu último show solo na capital gaúcha no ano passado, ainda assim estará de volta à cidade em campanha contra o preconceito.

Alcione – 24 de novembro – Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre)

Com mais de 50 anos de carreira, a maranhense Alcione é uma das maiores vozes da história do samba. Detentora de diversos prêmios e autora de obras icônicas como “Não Deixe o Samba Morrer” e “Você Me Vira a Cabeça”, a Dama do Samba volta a Porto Alegre após comemorar meio século de trajetória musical no ano passado com um show especial. Com mais de 30 álbuns de estúdio lançados, a extensa discografia promete agitar o público gaúcho no penúltimo mês do ano.

LEIA TAMBÉM: Alcione será homenageada com Mérito Cultural da PUCRS

Shows em Santa Cruz

Para quem não deseja ir muito longe para escutar música ao vivo, em Santa Cruz do Sul também acontecerão shows de relevância. Ainda em junho, as atrações musicais da Oktoberfest serão reveladas e ajudarão o público a se organizar. Outro evento na cidade, este com artistas já confirmados, é o Festival de Balonismo, com apresentações de MC Don Juan (14 de julho), Dilsinho (16 de julho) e Lucas Lucco (22 de julho), além de concertos infantis.

LEIA MAIS: Shows nacionais, passeios, manobras aéreas; confira a programação do 1º Festival de Balonismo

Além disso, a PlanetShows Multieventos, com apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, trará duas bandas de rock icônicas à cidade do Vale do Rio Pardo: CPM 22, em 2 de julho; e Paralamas do Sucesso, em 31 de agosto. Os ingressos podem ser adquiridos através do site Blueticket.

No Brasil

Já para quem deseja ir um pouco mais longe, outras regiões do país receberão shows internacionais de peso, que vão desde o k-pop até o metal alternativo. Em julho, o grupo coreano NCT Dream se apresentará em São Paulo, no dia 4. Outra atração que chega à capital paulista no próximo mês é a banda australiana 5 Seconds of Summer, no dia 25, após passar pelo Rio de Janeiro, no dia 23.

Em setembro, ainda em São Paulo, o festival The Town, entre os dias 2 e 10 de setembro, contará com nomes como Foo Fighters, Maroon 5 e Bruno Mars. No mês seguinte, The Weeknd faz shows no Rio de Janeiro (dia 7) e na capital paulista (dias 10 e 11). Ainda em outubro, a banda Evanescence passará por cinco cidades: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Já novembro promete ser um mês cheio: a banda de rock italiana Måneskin, no Rio e em São Paulo; o festival GPWeek, também na capital paulista, com artistas como Swedish House Mafia, Halsey, Machine Gun Kelly e JXDN; o grupo mexicano RBD, se reencontrando após 15 anos, também em São Paulo e Rio de Janeiro; e a cantora americana Taylor Swift, nas mesmas cidades.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.