Além de movimentarem muito o comércio, datas comemorativas também representam uma oportunidade para que novos empreendedores surjam no mercado. Exemplo disso é a Páscoa, fazendo girar a economia com ofertas de chocolates e itens de decoração, entre outros produtos. Todavia, não há como saber, ao certo, se essas pessoas empreendem por oportunidade ou necessidade, conforme o coordenador do TecnoUnisc e da Itunisc da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Alexandre Dal Molin Wissmann.
O profissional, que trabalha com a temática do empreendedorismo desde a graduação até o doutorado, explica que, nos períodos que antecedem as datas comemorativas, é difícil visualizar em que tipo os empreendedores se encaixam.
LEIA TAMBÉM: Shopping Santa Cruz terá atrações de Páscoa; confira a programação
Publicidade
“É muito particular a decisão de cada um. O que se pode falar é que esses empreendedores visualizam um crescimento da demanda e, por isso, enxergam uma certa oportunidade para aumentarem sua renda, o que não quer dizer que eles não precisem de um dinheiro extra. Por isso, é difícil definir se é por oportunidade ou por necessidade”, destaca Wissmann. “Basicamente, é em razão da visualização do crescimento dessa demanda e uma resposta ao mercado”, completa.
De acordo com o especialista, essas pessoas podem seguir a trajetória profissional na área, não somente no momento em que há uma maior demanda. Entretanto, é preciso observar diversos fatores. “Logicamente, sabemos que a Páscoa tem uma demanda maior e que nos próximos meses essa demanda irá diminuir. Então, o empreendedor precisa entender como ele vai enfrentar isso, porque naquele mês em que há uma maior demanda talvez ele não precise ir atrás dos clientes, pois os clientes vêm até ele. Será preciso criar estratégias para uma manutenção da sua carteira de clientes e da sua renda.”
Curso favorece o processo de profissionalização
Para quem está pensando em atuar no ramo da confeitaria e busca uma profissionalização na área, o Senac de Santa Cruz do Sul oferece o Curso de Confeiteiro, com carga horária de 300 horas. Uma das docentes é a experiente chef de cozinha Ana Elisa Menezes dos Passos. “O curso consiste em aulas para o desenvolvimento de técnicas de confeitaria diversas, com foco na formação de profissionais, mas também atendendo aos entusiastas gastronômicos.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Comércio já se prepara para as vendas de Páscoa
De acordo com a chef de cozinha, no curso o aluno aprende a elaborar, montar e finalizar diferentes produtos, como massas, cremes, coberturas, caldas, tipos de merengues, chocolates, para confecção de sobremesas, tortas e outros. Nas aulas também estão incluídos conteúdos sobre as boas práticas na manipulação de alimentos, relações interpessoais, custos e orçamentos. “O aluno formado está capacitado para ingressar ou continuar no mercado de trabalho com conhecimento e segurança, agregando mais qualidade aos seus produtos”, acrescenta.
Nesse período que antecede a Páscoa, algumas pessoas “se aventuram” na cozinha para produzirem itens como ovos de colher, trufas e outros produtos, a fim de conseguirem um extra, e o curso do Senac também auxilia pessoas que estejam com esse intuito.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dia do Chocolate: confira os benefícios que o alimento oferece para quem consome
“Os que buscam uma renda extra produzindo e vendendo produtos artesanais, em épocas comemorativas, como a Páscoa, com os conhecimentos e as práticas desenvolvidos no Curso de Confeiteiro, vão saber usar as técnicas a seu favor e fazer produtos com mais qualidade, aumentando suas vendas”, diz Ana Elisa. Para a profissional, é fundamental uma formação na área para quem quer empreender na gastronomia.
O curso tem início no dia 13 de maio e condição especial de 25% de desconto na matrícula por tempo limitado. Mais informações sobre o Curso de Confeiteiro do Senac podem ser obtidas pelo telefone (51) 3711 6460 ou pelo WhatsApp (51) 9 9966 7179. O Senac Santa Cruz fica localizado na Rua Venâncio Aires, 300, Bairro Centro. Os cursos do Senac também se destacam pela certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que garante a habilitação para atuar de maneira regular na área, com certificado válido em todo o território brasileiro.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade