O Internacional não só fez o dever de casa como foi convincente nesta terça-feira, 3. O time de Eduardo Coudet, com escalação mais ofensiva, foi melhor durante toda a partida e aplicou 3 a 0 na Universidad Católica, do Chile, no Beira-Rio. Foi a primeira partida colorada no Grupo E da Libertadores, que tem ainda Grêmio e América de Cali – que também se enfrentam na noite desta terça, em partida que inicia às 21h30. Os gols da vitória do Inter foram marcados no segundo tempo por Guerrero, duas vezes, e Marcos Guilherme.
Coudet optou por uma equipe mais aberta, com dois volantes apenas (Musto e Edenilson) e Boschilia, Thiago Galhardo e Marcos Guilherme mais à frente. D’Alessandro estava fora por ter sido expulso no último jogo da pré-Libertadores, contra o Tolima. A escalação funcionou: Galhardo e Marcos Guilherme tiveram várias chances de gol e Guerrero, com mais companhia, foi mais participativo no jogo. Defensivamente, o time foi pouco exigido.
Com a essencial vitória em casa, o Inter certamente termina a primeira rodada da fase de grupos entre os dois que classificam para os mata-matas. O próximo compromisso pela Libertadores é um dos maiores desafios da história colorada na competição: um Gre-Nal, na Arena. A partida está marcada para as 21 horas da próxima quinta-feira, dia 12.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O Internacional tomou um susto logo aos dois minutos de jogo, após falha de Bruno Fuchs. O jovem zagueiro recebeu a bola nas proximidades do meio de campo, com o time colorado quase todo no ataque, e tentou recuar, mas errou em bola. O Universidad Católica recuperou a posse e partiu. Cuesta foi obrigado a fazer falta nas proximidades da área e levou amarelo.
Depois disso, o colorado tomou conta do jogo e teve, pelo menos, três chances de abrir o placar antes dos 10 minutos: aos 3, Marcos Guilherme, em contra-ataque pela direita, acertou a rede pelo lado de fora; e aos 8, Thiago Galhardo recebeu cruzamento de Rodinei e finalizou de letra, mas a bola acertou a trave. Aos 9, Uendel invadiu a área, recebeu passe de Guerrero e finalizou em cima do goleiro Dituro, que deu rebote. Marcos Guilherme bateu bem, porém o chute foi interceptado pelo zagueiro Astaburuaga, quase em cima da linha.
O ritmo esfriou nos minutos seguintes, mas o Inter seguiu melhor que o adversário. Guerrero recebeu nas proximidades da área, aos 24 minutos, e bateu firme. A bola passou rente à trave. O Inter ainda chegou bem aos 36: mais uma vez pela direita, Marcos Guilherme deu passe para Thiago Galhardo que, de frente para o gol, bateu cruzado e errou. A melhor chance da Católica foi aos 38, em contra-ataque pela direita. Munder cortou para o meio, perto da área colorada, e bateu forte. A bola passou perto da meta defendida por Marcelo Lomba.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o time de Eduardo Coudet seguiu dominante na partida. Teve chances de gol aos 7, com Thiago Galhardo, de bicicleta, e aos 14, com Rodinei batendo de esquerda. As duas finalizações foram por cima.
O Internacional abriu o placar aos 15 minutos do segundo tempo, com Guerrero, em cobrança de falta. Ele mesmo sofreu a falta, na intermediária de ataque, de frente para o gol. A batida do camisa 9 desviou na cabeça de um jogador na barreira, tirou o goleiro Dituro da jogada e morreu no fundo da rede.
O 2 a 0 veio aos 21 minutos, mais uma vez com Paolo Guerrero. A chance surgiu de um erro na saída de bola da Universidad Católica. Thiago Galhardo interceptou passe do goleiro Dituro e achou Guerrero. O peruano entrou na área, bateu cruzado e marcou o segundo.
Aos 26 minutos do segundo tempo, virou goleada. Mais uma vez, o Inter apertou a saída e recuperou a bola ainda no campo de ataque. Edenilson foi à linha de fundo, pela esquerda, e tocou curto para Guerrero. O camisa 9 achou Marcos Guilherme do outro lado da área e este fez o gol, em finalização de primeira.
Publicidade
Aos 30 minutos, Thiago Galhardo partia, sem ninguém à frente, para fazer o quarto. Huerta o atingiu pelas costas e o derrubou. O árbitro aplicou o vermelho diretamente. Aos 41, Gustavo ainda teve chance de marcar seu primeiro gol com a camisa do Inter. O atacante recebeu de Praxedes e tentou bater cruzado, mas parou no goleiro.
JOGO NO AR: rádios Gazeta FM 107.9 e Rio Pardo FM 103.5
Publicidade
LIBERTADORES 2020
PRIMEIRA RODADA – FASE DE GRUPOS
INTERNACIONAL 3 x 0 UNIVERSIDAD CATÓLICA
Data: terça-feira, 3 de março, 19h15
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre
Arbitragem: Ángel Arteaga, com Luis Murillo e Carlos Lopez (Venezuela)
Cartões amarelos: Victor Cuesta, Thiago Galhardo, auxiliar técnico Ariel Broggi, Boschilia (Internacional); Aued (Universidad Católica)
Cartão vermelho: Huerta (Universidad Católica)
Gols: Internacional: Guerrero (15/2ºT e 21/2ºT) e Marcos Guilherme (26/2ºT)
INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Rodinei, Bruno Fuchs, Victor Cuesta (Praxedes) e Uendel; Musto, Edenilson e Boschilia (Rodrigo Lindoso); Thiago Galhardo (Gustavo), Marcos Guilherme e Guerrero.
Técnico: Eduardo Coudet
UNIVERSIDAD CATÓLICA
Dituro; Astaburuaga (Núñez), Kuscevic, Huerta; Fuenzalida, Saavedra, Aued (Pinares), Parot; Munder, Puch e Zampedri.
Técnico: Ariel Holán