Santa Cruz do Sul

Danos provocados pela enchente mantêm Lago Prefeito Telmo Kirst fechado à população

Ponto de encontro e prática de atividades físicas com lugar cativo no coração dos santa-cruzenses, o Lago Prefeito Telmo Kirst encontra-se fechado ao público desde a enchente que atingiu o município em maio.

O excesso de água provocou avarias no espaço que podem oferecer risco aos frequentadores e, por esta razão, o acesso ao local segue vetado. Conforme a engenheira civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi), Roseli M. Brochier Kist, o fluxo de água gerado pelo volume elevado de chuvas causou erosão em partes da barragem, interna e externamente.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura inicia desassoreamento de valas em Rio Pardinho

Publicidade

Além disso, em uma das pistas de caminhada e ciclismo do Complexo Esportivo Normélio Egídio Boettcher, cerca de 50 metros de pavimento asfáltico foram arrancados pela enxurrada. O desnível no trajeto provocado pelo estrago torna a utilização da estrutura desaconselhável no momento.

Conforme Roseli, a solução para os pontos erodidos é fazer o preenchimento das falhas com material apropriado, através da técnica de enrocamento.

LEIA TAMBÉM: Produtores de tabaco estimam perda de mais de R$ 95 milhões devido à enchente

Publicidade

O asfalto da pista será refeito por equipes da própria Seoi. Como a enchente causou diversos estragos na cidade e no interior, a secretaria tem priorizado os reparos das estradas da zona rural e das vias urbanas, além das reformas e reconstrução de bueiros e pontes. “Temos dado prioridade a estas situações, a fim de restabelecer o tráfego nos locais afetados”, comenta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, reforçou o compromisso em recuperar a estrutura. “Envidaremos todos os esforços para devolver o uso do Lago Prefeito Telmo Kirst o mais rápido possível aos frequentadores deste privilegiado espaço”, afirmou.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.