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BR-471

Danificada pela enchente, ponte do Rio Jacuí será reformada e ampliada

Estrutura foi danificada pela enchente e está liberada para trânsito em meia pista, o que causa transtornos

O deputado estadual Edivilson Brum (MDB) confirmou nas redes sociais uma informação de grande relevância para a comunidade regional: a ponte sobre o Rio Jacuí, na BR-471, será reformada e ampliada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela manutenção da rodovia. A estrutura sofreu danos em razão das enchentes de abril e maio deste ano e desde então está com trânsito em meia pista por questões de segurança, o que obriga os motoristas a aguardar em sistema de pare e siga. O investimento previsto é de R$ 100 milhões.

Segundo o parlamentar, a realização da obra foi confirmada pelo superintendente do Dnit no Estado, Hiratan Pinheiro. No fim de setembro, em resposta a um pedido de informações encaminhado pela Gazeta do Sul, a autarquia já havia detalhado as intervenções que serão efetuadas na ponte. Conforme a resposta, estão em fase final de desenvolvimento o anteprojeto e o plano de trabalho. Depois, uma empresa especializada será contratada para dar andamento aos trabalhos.

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Entre as intervenções previstas estão o reforço da superestrutura, mesoestrutura e infraestrutura, adequando a ponte conforme as necessidades: recuperação das fundações avariadas; reforço para o trem de carga; eliminação dos dentes Gerber; reconfiguração das respectivas vinculações da superestrutura com a mesoestrutura, aplicando novos aparelhos de apoio; e acréscimo de estrutura lindeira longitudinalmente para o alargamento da obra de forma simétrica, de 9,40 metros para 13 metros de largura, sem passeios.

Considerado um importante corredor de exportação e ligação entre as regiões Centro e Sul do Rio Grande do Sul, a BR-471 é federal no trecho entre Santa Cruz do Sul e Pantano Grande, até o entroncamento com a BR-290. Desde maio, a ponte está com apenas uma pista liberada para trânsito por questões de segurança, haja vista a limitação de carga e velocidade de passagem dos veículos. Para conseguir esse controle, o Dnit implantou um sistema de pare e siga, em que o fluxo é liberado para apenas um dos sentidos de cada vez

Nos horários de pico e sobretudo aos fins de semana e feriados, contudo, a limitação provoca congestionamentos no local. O último exemplo foi no feriadão de 20 de setembro. Relatos enviados ao Portal Gaz davam conta de grandes filas de automóveis e um longo tempo de espera para cruzar a estrutura e seguir viagem. Apesar da confirmação da reforma e ampliação da ponte, o Dnit não informou prazos para início e conclusão da obra.

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