O nadador paralímpico Daniel Dias esteve presente na nona edição dos Jogos Municipais da Inclusão, realizados ao longo deste sábado, 27, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Após a cerimônia de abertura, que contou com a participação de 30 delegações oriundas de diversas instituições, Dias palestrou para cerca de 600 pessoas no Ginásio Poliesportivo. Com 27 medalhas, sendo 14 de ouro conquistadas em quatro edições dos Jogos Paralímpicos, ele é um dos maiores expoentes brasileiros no esporte.
LEIA TAMBÉM: Unisc realiza a Semana de Inclusão e Acessibilidade
Após a palestra, Dias atendeu ao público na área externa do ginásio. Simpático e sorridente, ele tirou fotos com dezenas de pessoas e incentivou as crianças e adolescentes a buscarem seus objetivos independentemente da deficiência que possuem. Na sequência, concedeu uma entrevista coletiva. “A frase ‘Viver aqui é bom demais’ me chamou a atenção logo que cheguei. Ter um espaço de inclusão como esse é muito importante e espero que isso seja de fato o que a cidade acredita”, declarou.
Publicidade
Ele reforçou também a importância de incluir as pessoas com deficiência (PCD) na sociedade e mostrar que todos são iguais, mesmo com diferenças. Para isso, trata como fundamental o engajamento da sociedade e do poder público. “Temos que sair do discurso bonito e partir para as ações, e uma ação como essa aqui demonstra que Santa Cruz do Sul está no caminho certo para ser cada dia mais inclusiva.” Destacou ainda a prospecção de novos talentos por meio das competições realizadas durante os jogos.
LEIA TAMBÉM
- FOTOS: caminhada evidencia a importância da inclusão em Santa Cruz
- Santa Cruz terá programação especial voltada para as pessoas com deficiência
“O talento não se descobre sozinho e parado, precisa haver oportunidade. Sem dúvida nenhuma nós vamos descobrir talentos aqui, mas acima de tudo essas crianças vão aprender a ser campeões na vida. O esporte tem esse poder.” Como exemplo, citou a própria história. “Eu conheci o esporte pela televisão e fui praticar em uma associação que tinha esse trabalho. Aqui nós podemos ver essas mesmas ações sendo realizadas”, completou.
Para o futuro, Daniel Dias pretende continuar atuando como palestrante e levando suas experiências para diversos lugares. “O que eu falei para eles no ginásio são coisas que eu acredito e levo para a minha vida. Volto a dizer que somos iguais em nossas diferenças e a capacidade de realização está dentro de cada um de nós.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Projeto “Futuro sobre rodas” usa o skate para promover a inclusão social em Santa Cruz
Nadador Daniel Dias vai se aposentar após a paralimpíada em Tóquio
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade