Oktoberfest

Danças alemãs chamam a atenção do público na 39ª Oktoberfest

Se no sábado, 19, no Pavilhão Central os antigos grupos de sociedades eram destaque na preservação da cultura germânica, no palco do pórtico de entrada do Parque da Oktoberfest, os jovens chamaram a atenção dos visitantes. Naquela tarde, o Grupo Folclórico de Estrela foi um dos que realizou apresentações culturais na Festa da Alegria.

Com coreografias cheias de tradição e energia, o grupo encantou o público, reforçando a importância da preservação cultural e da dança folclórica na comunidade germânica. Uma das duplas de dançarinos era formada por João Victor Acadrolli, de 15 anos, e Helena Martins Vieir, de 14 anos.

LEIA TAMBÉM: Shows no Palco Gazeta atraem público para a Tenda das Cervejarias

Publicidade

João contou que a sua trajetória no grupo já dura cerca de dez anos. “Comecei por incentivo da minha mãe, que gostava muito, e eu acabei me apaixonando também. Adoro participar. Nós ensaiamos toda semana para as apresentações, e isso mantém viva a nossa tradição.” O grupo é instruído pelo professor Andreas Hamester.

Já Helena, revelou ter iniciado na dança desde pequena, por influência familiar, mas fez uma pausa por um motivo curioso. “Eu sempre dancei, é algo de família, mas parei por um tempo porque algumas colegas de aula achavam vergonhoso. Depois percebi que isso não fazia sentido, então voltei, e foi uma das melhores coisas que fiz. Estamos sempre viajando, conhecendo pessoas e lugares novos”, afirmou. Ela ressaltou que, embora algumas coreografias sejam mais complexas, a sincronia com o par é essencial para o sucesso das apresentações.

João Acadrolli e Helena Vieir entraram para o grupo por influência da família | Foto: Rafaelly Machado

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE OKTOBERFEST

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.