Se no sábado, 19, no Pavilhão Central os antigos grupos de sociedades eram destaque na preservação da cultura germânica, no palco do pórtico de entrada do Parque da Oktoberfest, os jovens chamaram a atenção dos visitantes. Naquela tarde, o Grupo Folclórico de Estrela foi um dos que realizou apresentações culturais na Festa da Alegria.
Com coreografias cheias de tradição e energia, o grupo encantou o público, reforçando a importância da preservação cultural e da dança folclórica na comunidade germânica. Uma das duplas de dançarinos era formada por João Victor Acadrolli, de 15 anos, e Helena Martins Vieir, de 14 anos.
LEIA TAMBÉM: Shows no Palco Gazeta atraem público para a Tenda das Cervejarias
Publicidade
João contou que a sua trajetória no grupo já dura cerca de dez anos. “Comecei por incentivo da minha mãe, que gostava muito, e eu acabei me apaixonando também. Adoro participar. Nós ensaiamos toda semana para as apresentações, e isso mantém viva a nossa tradição.” O grupo é instruído pelo professor Andreas Hamester.
Já Helena, revelou ter iniciado na dança desde pequena, por influência familiar, mas fez uma pausa por um motivo curioso. “Eu sempre dancei, é algo de família, mas parei por um tempo porque algumas colegas de aula achavam vergonhoso. Depois percebi que isso não fazia sentido, então voltei, e foi uma das melhores coisas que fiz. Estamos sempre viajando, conhecendo pessoas e lugares novos”, afirmou. Ela ressaltou que, embora algumas coreografias sejam mais complexas, a sincronia com o par é essencial para o sucesso das apresentações.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE OKTOBERFEST
Publicidade