Andrés Nicolás D’Alessandro recebeu a medalha do Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 14. É a maior distinção do Parlamento a personalidades com relevantes serviços prestados ao desenvolvimento econômico, social e cultural gaúchos. A cerimônia ocorreu no Teatro Dante Barone. A proposta foi do deputado Juvir Costella.
LEIA MAIS: D’Alessandro deixa os gramados para entrar na história
D’Alessandro discursou e agradeceu por tudo que o estado lhe ofereceu, inclusive o respeito das duas torcidas, a do Inter, clube que defendeu, e também do rival Grêmio. “É um sentimento de orgulho como gaúcho e brasileiro que sou hoje de poder ter minha identidade num país que me brindou e me deu tudo, desde que cheguei em 2008, e ter ultrapassado os limites da nossa rivalidade e do clubismo, que no nosso estado é muito grande. O torcedor colorado obviamente ganhei o respeito deles com trabalho, mas o torcedor gremista acho que reconhece o trabalho e a pessoa que sou fora do campo. Sentimento de pertencimento pela acolhida de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul comigo e com minha família. Isso não tem preço. O que o Rio Grande do Sul fez pela minha família é algo que vou levar para a vida toda. Sinto gratidão pelo povo gaúcho. Sentimento de dever cumprido por transmitir valores sociais e deixar como legado à sociedade gaúcha”, declarou o argentino de 41 anos.
Publicidade
Ainda como jogador, mas fora das quatro linhas, D’Alessandro tornou-se ativo na área social ao desenvolver e executar como embaixador o Lance de Craque, jogo beneficente que ocorria anualmente em Porto Alegre. Em seis edições, o evento arrecadou mais de R$ 3 milhões, doados para 30 instituições sociais e entidades carentes do Estado.
O argentino também é embaixador do Instituto do Câncer Infantil para toda América Latina. Há 30 anos, o projeto auxilia crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos, com intuito de aumentar os índices de cura e a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
Esta não foi a primeira honraria recebida por D’Alessandro em solo gaúcho. Em 2015, o argentino, hoje com cidadania brasileira, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre. Na época, o craque estava há sete anos no Inter. No total, foram mais de 11 temporadas com a camisa colorada, 529 jogos, com 97 gols marcados e 12 títulos.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!