O sinal de alerta anda bem aceso no Avenida. No empate sem gols com o Pelotas na noite dessa quarta-feira, nos Eucaliptos, o time alviverde somou o primeiro ponto no pentagonal semifinal da Série A2 do Campeonato Gaúcho, mas continua na lanterna do Grupo C. O Periquito vai folgar na rodada deste fim de semana e voltará a campo somente na quarta-feira que vem, contra o São Gabriel, às 20 horas, na Campanha. O discurso entre direção e comissão técnica é de manter a tranquilidade para ainda lutar por uma das duas vagas do quadrangular final da Divisão de Acesso.
“O Pelotas tem cinco pontos, nós temos um. Ainda temos um confronto direto ou já perdemos para o Pelotas lá? Enquanto eu tiver, matematicamente, 1% de chance, vou acreditar. Vou apoiar meu grupo de jogadores, o nosso trabalho vai continuar, sempre com mais vontade ainda de vencer. Esse é o objetivo”, enfatizou o técnico Fabiano Daitx, em entrevista coletiva após o duelo com o Lobão. “O próximo jogo, para nós, será como os outros, o mais importante. Vamos tentar vencer o próximo.”
Incluindo a derrota para o próprio São Gabriel no encerramento da primeira fase – 1 a 0 em casa –, o Avenida não vence há quatro jogos. “A avaliação é ruim porque no futebol é muito fácil avaliar. Quando ganha é bom, e quando perde é ruim. Nós empatamos, então não é bom. Bom é só quando ganha. Faltou chute em gol e faltou praticamente movimentação”, avaliou Daitx sobre a partida de quarta-feira. Agora ele espera uma mudança na postura do time no restante da segunda fase. “Criamos oportunidades, e a bola não tem entrado. É falta de concentração. Eu não acredito em sorte”, frisou.
Publicidade
A utilização do zagueiro Roger na lateral esquerda proporcionou maior poder de marcação, mas menor apoio ofensivo. Maurício, que é lateral de ofício, tem sido deslocado para o meio-campo. O técnico explicou as escolhas. “Se você põe o Maurício para o lado, toma um gol nas costas dele, fica vulnerável e a torcida pede a minha cabeça, porque eu sou burro. É assim o futebol. Se você vai lá e faz o gol, tu é bom. Se não faz, é ruim. Estamos sabendo lidar com isso. Temos que vencer todos os jogos”, reiterou o treinador.
Para o zagueiro e capitão Márcio Nunes, o Periquito tem plenas condições de buscar a classificação. “A derrota seria pior, nos deixaria em uma situação mais difícil. Temos que lutar até o fim”, salientou. O elenco trabalha em dois turnos hoje e amanhã, apenas pela manhã. Depois vai recebe folga e se reapresentará na manhã de segunda-feira, para novas atividades em dois períodos.
Publicidade