O Censo Demográfico é uma ferramenta que coleta informações atualizadas sobre a realidade do país e que contribuem para o planejamento e desenvolvimento de ações como as políticas públicas e a realização de investimentos em diferentes áreas.
A última edição do Censo, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia sido publicada em 2010. Em razão da pandemia de Covid-19 e falta de recursos, a edição de 2020 foi adiada, tendo iniciado a coleta das informações em 2022.
No Censo 2010, o IBGE verificou que o país tinha 190,8 milhões de habitantes. No Censo 2022, o instituto estimava antes do trabalho de campo, que a população brasileira estivesse em cerca de 215 milhões, isso porque os números oficiais ainda serão divulgados. Alguns dados específicos e análises extraídas dos questionários poderão ser trabalhados para divulgação até 2025.
Publicidade
Conforme prévia do IBGE, a estimativa de população no estado do Rio Grande do Sul é de 11.088.065 habitantes. Pela estimativa, em todo o Brasil, são 207.750.291 habitantes. Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada até o dia 25 de dezembro.
De acordo com Diogo Fortes, coordenador de área do IBGE, os indicadores apontam para a redução de 10% na população da região Centro Serra. Em 2010, eram aproximadamente 60 mil habitantes, já em 2022 está levemente superior a 54 mil pessoas. “O que realmente reduziu foi a população rural. Em todos os municípios a população da área urbana aumentou, porém, como nos municípios a concentração é significativa no meio rural, com exceção de Sobradinho, esse urbano que aumentou não compensou o que diminuiu no rural. Por isso, no geral, tivemos uma diminuição de população”, detalhou em entrevista à Rádio Gazeta FM 98.1
Em contrapartida, segundo Fortes, o número de domicílios aumentou, contudo, a média de pessoas por residência diminuiu. “No Censo de 2010, a média da região Centro Serra era em torno de 3,1 moradores por casa. Agora esta média caiu para 2,6, o que representa uma redução de 0,5% por domicílio, ou seja, um morador a menos a cada dois domicílios”, acrescentou.
Publicidade
Ainda conforme o coordenador de área, também houve uma queda na taxa de natalidade, o que já vinha ocorrendo de forma natural, mas com a pandemia reduziu ainda mais. “Hoje temos uma situação em que as taxas de natalidade e mortalidade estão praticamente equilibradas, além da questão de migração, das pessoas que vão para outros municípios, outros polos. Isso não se verifica somente no Centro Serra, é da metade Centro para o Sul do estado, com algumas exceções de municípios que atraem população, a maioria teve redução na população”, destacou.
Fortes esteve com chefes de Executivo Municipal ao longo das duas últimas semanas informando sobre a parcial do Censo, pois as equipes ainda encontram-se na fase de apuração dos dados. Segundo ele, o único município que teve uma manutenção no indicador população é Sobradinho.
O total de habitantes na prévia do Censo 2022 na soma dos nove municípios (Sobradinho, Arroio do Tigre, Segredo, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Estrela Velha, Ibarama, Lagoão e Tunas) é de 54.289 pessoas.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.