Santa Cruz do Sul possui quatro antenas compatíveis com a frequência do 5G standalone (ou 5G puro), que permitem a conexão com a nova geração de internet móvel, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As estações licenciadas, localizadas na RSC-287, em Pinheiral; no Bairro Monte Verde e duas no Centro, pertencem à operadora TIM.
Na última segunda-feira, 2, a Anatel revelou que todos os 5.570 municípios brasileiros estão aptos a receberem o 5G standalone. No entanto, apenas 1.022 possuem antenas com capacidade para essa frequência. Ao todo, no país, 33.345 estações rádio-base estão licenciadas, pertencentes a seis operadoras.
LEIA TAMBÉM: Anatel autoriza instalação do 5G em Santa Cruz e mais 15 municípios da região
Publicidade
Contudo, o número não representa quantas das antenas estão em funcionamento. Segundo a Anatel, “se pressupõe que a estação esteja em plena operação se a empresa efetuar o seu licenciamento”. Por outro lado, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis) alega que as operadoras podem licenciar as antenas antes de que comecem a funcionar. Outros fatores, como falhas técnicas, furtos ou vandalismo também podem interromper o funcionamento das estações.
O 5G standalone funciona na frequência de 3,5 GHz, sendo considerada a versão mais avançada da atual geração de internet móvel. O novo padrão diminui o tempo de resposta entre o aparelho e os servidores de internet, reduzindo o atraso em ligações de vídeo e jogos online. Além disso, possui capacidade para lidar com um número maior de aparelhos ao mesmo tempo.
A reportagem do Portal Gaz fez contato com a assessoria de imprensa da TIM para saber sobre o funcionamento das estruturas. Até o fechamento dessa reportagem não foi dado retorno.
Publicidade
Com informações do G1
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.