Categories: Política

Da urna eletrônica à palma da mão

O processo eleitoral no Brasil definitivamente chegou à era digital. Ao todo, oito aplicativos de celular serão disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para orientar e informar os cidadãos sobre as eleições municipais deste ano. As ferramentas permitem aos eleitores tirarem dúvidas sobre o pleito, informarem-se sobre as principais datas do calendário eleitoral, conhecer os candidatos, acompanhar a apuração em tempo real e até mesmo denunciar crimes eleitorais.

Três aplicativos já estão disponíveis para fazer download na Google Play e na Apple Store. São eles o Agenda JE, que facilita ao cidadão acompanhar as principais datas do calendário das eleições; o JE Processos, que disponibiliza ao eleitor todas as informações processuais do pleito, e o Candidaturas 2016, que divulga informações sobre todos os candidatos.

Um dos mais populares nas eleições de 2014, o Apuração volta com novo nome: Resultados. “O aplicativo chegou ao primeiro lugar na Apple Store no dia das eleições. Vai ser disponibilizado nos próximos dias, conforme o avanço do calendário eleitoral”, esclarece o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.

Publicidade

Outro destaque deste ano é o Pardal, por meio do qual será possível denunciar crimes eleitorais, através de fotos, áudios e vídeos. De acordo com Janino, as ferramentas são um mote do TSE. “Temos um dos sistemas eleitorais mais avançados dos mundo. O TSE explora outras tecnologias, como os aplicativos, para seguir com esse compromisso”, conclui o secretário.

AS FERRAMENTAS

Agenda JE

Publicidade

Compila as principais datas do calendário eleitoral. Já está disponível.

Agregador

Por meio da ferramenta, os cidadãos terão acesso à situação do título de eleitor e local de votação, contatos do Disque-Eleitor e informações sobre a propaganda eleitoral e sobre como justificar o voto. Será liberado nos próximos dias.

Publicidade

Candidaturas 2016

Com o aplicativo, o cidadão pode conhecer e acompanhar os candidatos durante a campanha. A ferramenta, que já está disponível, permite o acesso ao nome completo dos candidatos, número, situação do registro de candidatura, cargo que exerce, partido, coligação e link para o site da campanha, além de todos os dados da prestação de contas dos políticos.

Pardal

Publicidade

Uma das ferramentas mais inovadoras, possibilita ao eleitor denunciar crimes eleitorais, abusos ou irregularidades durante a campanha. O cidadão pode enviar fotos, vídeos e áudios diretamente à Justiça Eleitoral do Estado ou município para que possa tomar as medidas cabíveis. Já está disponível.

Mesários

Voltado aos 2 milhões de brasileiros que irão colaborar no processo eleitoral, o aplicativo conterá informações, instruções, perguntas e respostas para orientar e tirar as dúvidas dos eleitores que serão mesários em 2 de outubro. Ainda não foi liberado.

Publicidade

JE Processos

Fornece todas as informações do trâmite dos processos do Sistema de Acompanhamento Processual e do Processo Judicial Eletrônico. O mecanismo, já disponível, permite acompanhar o relator do caso, origem, ementa, decisões, publicações do processo, partes e advogados.

Resultados

Permite acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos das eleições em todo o território nacional. Também é possível fazer consultas nominais para acompanhar os votos atualizados e, ao final da votação, saber se o candidato foi eleito ou não. Ainda não está disponível.

Onde votar ou justificar

Facilita o acesso do eleitor aos locais de votação. Também aponta os postos onde é permitido justificar o voto, no caso de a pessoa estar fora do seu domicílio eleitoral. Ainda não está disponível.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.