Santa Cruz do Sul

Da cidade para os distritos: Gazeta irá abordar a vida no interior em série especial

A série de reportagens A Vida no Bairro, desenvolvida pela Gazeta do Sul, e que se encerrou no final de semana de Natal, procurou dar destaque para a realidade socioeconômica das diversas áreas do perímetro urbano de Santa Cruz do Sul. Durante quase dois anos, foram ouvidos líderes de bairro, educadores, donos de estabelecimentos comerciais, e em especial as pessoas que vivem na comunidade.

Por meio das reportagens, foi possível levar aos leitores, inclusive os que possuem vínculo com essas comunidades mas estão radicados em outras regiões do País ou até no exterior, o que cada bairro tem de especial, e, claro, suas principais demandas ou reivindicações. Concluídas as visitas aos 36 bairros, salienta-se que Santa Cruz é uma cidade de povo feliz e que luta dia a dia para tornar o lugar em que mora e vive cada vez melhor.

LEIA MAIS:

Publicidade

Ao longo de quase dois anos, a Gazeta do Sul deu amplo destaque para os 36 bairros que compõem o perímetro urbano de Santa Cruz do Sul, por meio da série intitulada de A Vida no Bairro. Desde então, a equipe de reportagem, com o envolvimento de jornalistas e fotógrafos, passou a  mostrar a diversidade local ao observar atentamente onde os santa-cruzenses construíram seus lares e conduzem os seus negócios, bem como vivenciam a sua rotina.

O primeiro bairro explorado foi o Santo Inácio, por ser o mais populoso de Santa Cruz. Pesquisa de 2019, realizada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), aponta que a população estimada do local é de 17.294 habitantes. Ou seja, ele concentra nada menos do que 13% do total de habitantes de todo o município. Da região do Vale do Rio Pardo, apenas mais cinco municípios têm população maior do que a do Santo Inácio: Candelária, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Desde a veiculação da matéria do Santo Inácio, em 9 de janeiro de 2022, até a publicação dos dois últimos bairros, Rauber e do Parque, em 23 e 24 de dezembro de 2023, os repórteres e fotógrafos da Gazeta ouviram diversas histórias de pessoas que fazem a cidade acontecer. Pesquisas do jornalista José Augusto Borowsky, que assina a seção Memória na Gazeta do Sul, nas edições de segundas-feiras, contribuíram com o processo de resgate histórico dos bairros, já que vários locais não contam com muitas informações consolidadas da ocupação local ou mesmo de seu crescimento.

Publicidade

LEIA MAIS: Bairro Santo Inácio: nascido do empenho da comunidade

Também por esse motivo, a série acabou por fornecer subsídios para que organismos e entidades tivessem uma dimensão mais clara da socioeconomia de cada bairro e de suas demandas, carências ou prioridades. Assim, ela se torna um documento a contribuir na efetivação de políticas públicas.
Com a realização do projeto, toda a população residente dos bairros teve a oportunidade de entender como o lugar que ela escolheu para morar foi criado. A série de reportagens, também veiculada de forma online no Portal Gaz, torna-se acervo pioneiro e histórico, que poderá ser consultado pela população, assim como para trabalhos em instituições de ensino.

Centro: Catedral está em destaque, além de inúmeras instituições | Foto: Alencar da Rosa
Perspectiva urbana desde o Bairro Várzea, na zona oeste da cidade | Foto: Rafaelly Machado
O Bairro Santo Inácio é o mais populoso, com 17.294 habitantes | Foto: Rafaelly Machado
Imagem de drone oferece perspectiva de parcela do Bairro Arroio Grande, contemplado na série que a Gazeta do Sul produziu ao longo de dois anos, retratando a realidade de cada uma das comunidades | Foto: Albus Produtora

A Vida no Interior

Se os dois últimos anos foram marcados, na Redação Integrada da Gazeta, pela sucessiva agenda de visitas aos diversos bairros do espaço urbano de Santa Cruz do Sul, a partir de 2024 o planejamento passa a levar em conta viagens rotineiras pelo meio rural. Não que nossos profissionais já não tivessem pautas semanais em diferentes distritos e localidades, mais afastadas da cidade, mas com a entrada no novo ano esse esforço será sistemático, permanente. E se desenvolverá dentro de uma série, Vida no Interior, a ser devidamente identificada, na capa e nas páginas especiais internas, com o selo que consta à direita desta página, no alto. Toda a nossa equipe de jornalistas e de fotógrafos será mobilizada a contar histórias e a registrar curiosidades (e também demandas) dessas comunidades. A primeira a ser visitada é a sede de Monte Alverne.

Publicidade

Assim como ocorre no espaço urbano de Santa Cruz do Sul e de outras cidades da região, que concentram muitos assinantes, leitores e público consumidor do conteúdo das mídias da Gazeta Grupo de Comunicações, as localidades do interior do município sempre estabeleceram uma relação muito próxima e intensa com a Gazeta do Sul, informando-se diariamente pelo jornal.

LEIA MAIS:

Em praticamente todas as comunidades o jornal tem assinantes, alguns dos quais acompanham a empresa ao longo de décadas. Se por tradição a Gazeta busca dar visibilidade e atenção a demandas específicas dos moradores, engajando-se em suas lutas por melhorias e divulgando seus eventos e suas conquistas, em seguimento à série A Vida no Bairro, que contemplou as áreas urbanas, 2024 será um ano amplamente voltado a conferir a rotina e a realidade nas localidades rurais, na série Vida no Interior.

Publicidade

Nossas equipes de produção de conteúdo, em textos, fotos e vídeos, visitarão não apenas as sedes dos distritos, mas também comunidades situadas em diferentes pontos, em todo o território. A veiculação dessas reportagens, no mínimo em página dupla, mas eventualmente com ampliação do espaço dedicado a cada local, acontecerá sem periodicidade fixa, mas a princípio em inserções quinzenais. Essa frequência será determinada em parte pela maior concentração, em alguns períodos, de grandes eventos de expressão estadual ou nacional, que costumam dominar a cena social santa-cruzense.

A primeira das localidades a ser visitada será a sede de Monte Alverne, por uma justificativa bastante natural: o grande número de assinantes que a Gazeta do Sul possui, e isso historicamente, na região. É também uma maneira de retribuir pela fidelidade que as inúmeras comunidades manifestam para com a Gazeta, que ainda mantém uma carteira de muitos assinantes e parceiros em todo o interior, o que para nós é motivo de muito orgulho.

LEIA MAIS: 

Publicidade

A cada edição, será informada a próxima localidade a ser visitada. Nessas ocasiões, nossos profissionais conversarão com lideranças e moradores, salientarão a infraestrutura e os pilares econômicos locais, as principais referências no ambiente social e de lazer, e também as demandas e as reivindicações em termos de melhorias. Será um ano especial para celebrar a Vida no Interior!

Sede de Monte Alverne, que será a primeira localidade a ser visitada | Foto: Albus Produtora
Paisagem típica de uma propriedade rural, em Linha João Alves | Foto: Alencar da Rosa
Rodovia que cruza a região de Linha Nova, nordeste do município | Foto: Alencar da Rosa

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.