Entra em operação a primeira linha telefônica de prevenção do suicídio sem custo no país. O número criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é o 188, em um primeiro momento está disponível exclusivamente no Rio Grande do Sul e é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Ministro da Saúde Artur Chioro e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
O CVV atua há 53 anos na prevenção do suicídio com alcance nacional e sempre ofereceu seus serviços gratuitamente. Porém, as pessoas que utilizam o atendimento telefônico do CVV (141 em todo o país) assumem os custos da ligação. O acordo recém assinado permite que a população tenha acesso ao apoio emocional prestado pelos voluntários da ONG sem qualquer custo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, ocorre um suicídio a cada 45 minutos no Brasil, e é considerado um problema de saúde pública. Como nove em cada dez suicídios poderiam ser prevenidos, a existência e o fácil acesso a serviços de prevenção do suicídio são formas eficientes de promover a mudança desse triste cenário.
Publicidade
O Estado do Rio Grande do Sul foi escolhido para iniciar a implantação do 188 por agregar alguns fatores, como o alto índice histórico de suicídios, a forte presença do CVV e questões tecnológicas favoráveis.
Outro fato recente e muito marcante ocorrido no Rio Grande do Sul foi a tragédia de Santa Maria, na qual centenas de jovens morreram em um incêndio na Boate Kiss. Na ocasião os voluntários do CVV prestaram atendimento na porta da boate por horas seguidas, levando apoio aos familiares e vítimas fortemente abaladas. Situações como esta podem causar danos psicológicos que levem ao suicídio.
O Convênio assinado em Brasília pelo ministro Artur Chioro e o CVV, Lorival Blanco terá imediata aplicação com o envolvimento de dezenas de voluntários disponibilizados para o atendimento da linha 188.
Publicidade
Sobre o CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
Outras informações também podem ser obtidas na nossa página www.facebook.com/cvv141
Publicidade
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.
This website uses cookies.