Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

CVV abre inscrições para voluntários

Capacitação vai explicar como é o funcionamento do posto e dos plantões telefônicos

O posto de atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Cruz do Sul está com inscrições abertas para novos voluntários. A entidade, que é filantrópica e sem fins lucrativos, tem a finalidade de oferecer acolhimento emocional a quem precisa desse atendimento e é reconhecida em todo o País pelo trabalho na prevenção ao suicídio. Santa Cruz do Sul conta com um dos 121 postos espalhados pelo Brasil, que funcionam com o trabalho de 3,6 mil voluntários plantonistas. O atendimento telefônico funciona por meio do número 188, realizado de forma gratuita para quem liga.

Conforme a porta-voz do CVV de Santa Cruz, Naira Lisane Zanette, o treinamento de 40 horas é obrigatório, para que o voluntário saiba como é a forma de atuação do CVV e entenda o funcionamento do posto e dos plantões telefônicos. “Serão estudados diversos temas relacionados ao atendimento, afinal, nossa atividade é dar apoio emocional a quem nos procura”, ressalta a porta-voz.

Naira explica que o treinamento será baseado no manual do voluntário, o qual vai ser entregue para todos os inscritos. “Após a conclusão do módulo de 40 horas de treinamento, o voluntário faz um estágio de dois meses. Esse é o tempo necessário para que o candidato analise se realmente está apto para exercer essa tarefa, e para que seja aprovado pela mantenedora.”

Publicidade

O treinamento terá início no dia 28 de março. O primeiro encontro presencial terá duração de nove horas, com uma hora de intervalo. “O local será definido e comunicado aos candidatos. Todos os inscritos serão comunicados individualmente”, salienta Naira.

LEIA MAIS: Suicídios e tentativas chamam a atenção entre jovens e idosos

Naira: apoio emocional a quem precisa

Saiba mais
O Centro de Valorização da Vida (CVV) foi criado em 1º de março de 1962, portanto, neste ano, o serviço completou 58 anos de atividade voluntária, com 121 postos espalhados pelo Brasil. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado que registra mais ligações para o número 188.

Publicidade

Interessados podem se inscrever pela internet
Para atuar junto ao CVV de Santa Cruz do Sul, o voluntário precisa ser maior de 18 anos e ter disponibilidade de quatro horas por semana para o plantão telefônico no posto, que funciona junto ao Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul. Além do plantão semanal, é necessário ter duas horas mensais disponíveis para a reunião de equipe.

As inscrições podem ser feitas pela página do CVV no Facebook – facebook.com/cvvsantacruzdosul – ou por e-mail para secretaria.santacruzdosul@cvv. org.br. Na inscrição eletrônica, é preciso informar o nome completo e o número de telefone para contato. Além do e-mail e Facebook, os interessados podem deixar o nome na lista de inscritos na recepção do Corpo de Bombeiros.

PARA AJUDAR

Publicidade

O CVV é uma franquia social que tem mantenedoras em diversos estados do Brasil, com 121 postos em funcionamento. A Associação Amigos da Vida – Santa Cruz do Sul busca recursos junto à comunidade, empresas e pessoas físicas para manter o serviço na região. Além do atendimento via telefone, são realizados eventos em escolas, empresas e diversas instituições.

A despesa fixa mensal gira em torno de R$ 500,00, para o custeio da internet, PABX, gastos com publicações e despesas com os encontros nacionais e regionais do CVV. Esses encontros são realizados para reciclagem e novos aprendizados dos voluntários.

Empresas e pessoas físicas podem fazer doações em dinheiro, de qualquer valor, nas contas da Associação Amigos da Vida Santa Cruz do Sul – CNPJ 07.708.503/0001-65. Caixa Econômica Federal: Agência 0500 Conta 2684- 0, Operação 013 (poupança); Cooperativa Sicredi: Agência 0156, Conta 38.249-0.

Publicidade

LEIA MAIS: Suicídios em Vera Cruz preocupam autoridades

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.