Com o intuito de abordar de uma forma bastante efetiva a temática da educação antirracista, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Martin Rohlfes, de Vale do Sol, promoveu atividades durante o ano, mas que culminaram em novembro, mês da Consciência Negra. Foram realizados bate-papos, palestras e houve até a produção de um documentário. O projeto foi desenvolvido na disciplina de História, com orientação do professor André Luís Marques.
LEIA TAMBÉM: Ramal 314 lança show ao vivo gravado em cima de prédio nesta quinta-feira
Entre agosto e setembro, os alunos produziram o documentário. O filme será lançado nesta sexta-feira, 2, em uma sessão na escola junto aos alunos. “É um curta-metragem que tem o intuito de dar visibilidade às pessoas negras de Vale do Sol, porque é um município de predominância germânica e a população negra é pequena, mas existe. Foram três pessoas entrevistadas que são as personagens principais”, explica André Luís Marques. A A4, Agência Experimental da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foi parceira da escola do projeto, auxiliando em aspectos técnicos, como gravação e edição do curta-metragem.
Publicidade
Já as palestras e os bate-papos ocorreram entre os dias 16 e 18 de novembro. No dia 16, a conversa foi com o mestre de capoeira Moacir Fanfa, que falou sobre suas vivências, a luta contra o racismo e a importância do Dia da Consciência Negra. No dia 17, o trapper Pytter MC conversou com os estudantes sobre o hip-hop e sua experiência na música. Ele improvisou rimas com os alunos.
Por fim, no dia 18, os jovens assistiram a uma palestra com Vera Lúcia da Silveira, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Santa Cruz, e com o professor César Góes, doutor em sociologia e conselheiro do Compir pela Unisc.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!