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Cursos EAD da Unisc são reconhecidos com nota máxima pelo MEC 

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu, em 2022, 11 comissões de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento de cursos de graduação à distância. Destes cursos, 10 receberam o reconhecimento com conceito 5, a nota máxima dos processos de avaliação do MEC. Apenas um deles obteve reconhecimento com conceito 4, também considerado um ótimo resultado, na escala que varia de 1 a 5.

Para o diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da Unisc, professor Rudimar Serpa de Abreu, analisando as avaliações é possível concluir que os dados resultam de ações estratégicas definidas pela Universidade. Para isso, a Unisc elaborou um Plano de Gestão da Educação a Distância (EAD).

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“Este documento tem como ponto de partida os referenciais de qualidade para educação a distância do MEC, bem como o instrumento de avaliação de cursos de graduação a distância. Aqui propomos a institucionalização de procedimentos de EAD na Unisc, que assegure a autonomia institucional e a qualidade pedagógica dos cursos, através de um processo gradual e contínuo, no qual valores e estruturas inovadoras sejam incorporados organicamente na instituição, respeitando e alterando as práticas já sedimentadas”, fala.

Os referenciais de qualidade para EAD da Unisc têm como base a legislação estabelecida no âmbito federal e os compromissos assumidos no projeto de desenvolvimento institucional da Universidade. “Trazem um conjunto de parâmetros teórico-metodológicos e operacionais norteadores da elaboração, execução e avaliação dos cursos e atividades a distância desenvolvidas no âmbito da Unisc.” 

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Nesse sentido, conforme o diretor, os resultados das avaliações comprovam que a universidade atende a um conjunto de dimensões fundamentais da organização da EAD. “O Design Educacional elaborado conforme concepção pedagógica do curso; os parâmetros para interação entre docentes e discentes organizados por meio dos Sistemas de Comunicação utilizados; a roteirização do estudo e organização do conteúdo na produção do material didático; o processo de acompanhamento e validação do que foi apreendido pelos alunos; a valorização do trabalho coletivo para oferta de conteúdo com qualidade expresso nas diferentes linguagens com a atuação de uma equipe multidisciplinar; as demandas de infraestrutura para acesso e difusão do conhecimento mobilizado e produzido nos cursos; a agilidade da gestão acadêmico-administrativa”, cita.

Avaliação

O processo avaliativo conta com três dimensões que são criteriosamente avaliadas: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Na avaliação, as notas são atribuídas aos indicadores de cada uma das dimensões, em uma escala de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima.

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