Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

desenvolvimento social

Cursos e oficinas qualificam moradoras dos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria

Foto: Divulgação

Moradoras dos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria estão recebendo qualificação profissional por meio de uma iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Unisc. Através de cursos e oficinas, elas estão se preparando para o mercado de trabalho. No dia 20 de janeiro, iniciou a oficina de corte e costura. Com 10 participantes, as aulas estão acontecendo no CRAS Integrar, no loteamento Mãe de Deus. No último sábado, 26, começaram as oficinas de limpeza, no CRAS Integrar, e no CRAS Beatriz Frantz Jungblut, no loteamento Santa Maria, com a presença de 18 inscritas.

O trabalho é acompanhado pela Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase). O titular da pasta, Everson Carvalho de Bello, destaca a relevância da iniciativa como ferramenta de inclusão. “A educação é a essência do desenvolvimento social. Através do conhecimento técnico, estamos preparando essas pessoas para ocuparem postos de trabalho e até mesmo atuarem como empreendedoras”, avaliou. 

LEIA MAIS: Situações de violência contra mulheres são tema de encontro com agentes de saúde

Publicidade

Contratada pela Prefeitura, a Unisc é a executora do projeto de Trabalho Técnico Social, que é financiado com recursos da Caixa Econômica Federal. A assistente social Lauriana Lamb Ferreira, representante da Unisc, explica que o trabalho começou a ser gestado durante as Feiras da Cidadania, em 2021.

Logo após a chegada dos moradores aos loteamentos, visitas domiciliares foram realizadas. Durante os encontros, as famílias foram entrevistadas e houve a identificação dos cursos de interesse da comunidade. “Foi feito um levantamento preliminar, falando com os moradores, para saber os interesses deles sobre emprego e geração de renda”, afirmou.

Sub-coordenador do trabalho, Maiquel Schmidt destaca que as oficinas atendem um público em situação de vulnerabilidade social, com baixo grau de instrução e vindas de áreas degradadas e irregulares. “Queremos fazer com que essas famílias sejam instigadas a aprender uma profissão e que mais tarde elas possam buscar a independência financeira”, comentou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Moradores do Santa Vitória são os primeiros transferidos para os loteamentos

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile