O trabalho de capacitação para abrir a possibilidade de obter novas fontes de renda por meio do artesanato formou mais duas turmas na região em abril. Nos dias 18 a 20, um curso de bordados à mão ocorreu em Pinhal Trombudo, na antiga Escola Padre Theodor Hamstad, no interior de Vale do Sol. As aulas se desenvolveram por meio da parceria entre o Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, escritório local da Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).
Durante o evento, foram repassadas várias técnicas de bordado livre, ponto cruz, vagonite e bordado em tecido xadrez. Ao final, a instrutora Zélia Martins Kaufmann salientou a importância da atividade para o resgate das tradições, muito praticadas antigamente pelas mulheres na confecção dos próprios enxovais. Agora, elas são retomadas com toda força e criatividade pelas participantes. O grupo contou com dez integrantes, que conheceram um pouco de cada tipo de bordado durante as 24 horas de orientações.
LEIA TAMBÉM: Moradoras dos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria concluem curso de design de sobrancelhas
Publicidade
Nos dias 25 a 29, um curso de tingimento e pintura em tecido ocorreu no quilombo da localidade de Cruz Alta, no interior de Rio Pardo. A capacitação contou com a parceria das secretarias municipais da Assistência Social e do Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores de Rio Pardo, vereadora Nath Wunderlich, Zélia Martins Kaufmann, Sindicato Rural e Senar-RS. As participantes aprenderam técnicas de pintura e tingimento que podem ser usadas na aplicação em roupas e peças utilitárias e decorativas. A carga horária totalizou 40 horas, com 11 frequentadoras das aulas.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.