A organização não governamental (ONG) Alphorria, de Venâncio Aires, e o Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizarão o curso de extensão Diálogos para uma educação antirracista. A atividade ocorrerá na noite do dia 8 e na manhã de 9 de novembro, na Secretaria de Educação de Venâncio Aires, na Rua Osvaldo Aranha, 634, no Centro.
O curso terá dez horas – das 18 às 22 horas no dia 8 e das 8 às 12 horas no dia 9. Também haverá uma atividade a distância. Os participantes ganharão certificado. A inscrição custa R$ 15,00 e pode ser feita no site (bit.ly/2WqIAiK) até o dia 7. O público-alvo são os professores da educação básica do Vale do Rio Pardo e Taquari. “Trabalhamos desde o início do ano com o grupo de pesquisa. Agora, temos a oportunidade de transmitir uma mensagem de igualdade e respeito aos professores, que trabalharão o assunto na sala de aula”, explica a coordenadora da Alphorria, Ana Lúcia Landim.
O objetivo é debater como a educação pode contribuir para problematizar as discussões sobre o racismo e branquitude no ambiente escolar e, a partir disso, visualizar uma perspectiva educacional antirracista. Além da ONG Alphorria, as rodas de conversa terão a presença dos professores Camila Francisca da Rosa, Marisa Fernanda da Silva Bueno, Mateus Silva Skoulade e Mozart Linhares da Silva, todos com experiência na temática.
Publicidade