Categories: Cinema

Curso ‘Todas as cores de Pedro Almodóvar’ será ministrado em Santa Cruz

Santa Cruz do Sul recebe neste mês o curso ‘Todas as Cores de Pedro Almodóvar’, ministrado por Josmar Reyes. Em parceria com a produtora cultural Cine Um, a oportunidade vai abordar a carreira, a obra e o estilo inconfundível do mais prestigiado e cultuado diretor de cinema espanhol da atualidade. O curso vem em tempo da realização do 70º Festival de Cannes, cujo júri é presidido por Pedro Almodóvar.

A atividade é aberta a todos os interessados, e não é necessário nenhum pré-requisito de formação ou atuação profissional. O curso acontece no dia 27 de maio (sábado) no Auditório do Sindibancários (Rua Sete de Setembro, 489) em Santa Cruz do Sul. A primeira aula ocorre das 9h30 às 12h30, e a segunda aula das 14 às 17 horas. O investimento é de R$ 65,00 e o valor pode ser pago por depósito bancário ou cartão de crédito. Os inscritos receberão certificado de participação e uma apostila em PDF. Mais informações podem ser obtidas com a produtora cultural Cine UM através do e-mail cineum@cineum.com.br ou pelo Fone: (51) 9320-2714. Também existe um evento no Facebook.

O curso vai tratar da filmografia de Pedro Almodóvar, abordando aspectos estruturais e narrativos (estrutura espacial e temporal, personagens, gênero, estrutura sonora e musical); técnicos; temáticos e estéticos, bem como particularidades da carreira do cineasta e a crítica em torno de seus filmes. Para tanto, durante as aulas serão apresentados fragmentos de seus filmes e textos que tratam de sua obra.

Publicidade

Pedro Almodóvar é o cineasta espanhol de maior renome mundial atualmente. Sua filmografia é repleta de filmes onde a presença feminina é o ponto principal das tramas. Cores berrantes, personagens loucos, e a política espanhola também são destaques em seus roteiros. Suas narrativas, de modo geral, são bem humoradas e sem pretensões de se levar a sério. Para Almodóvar seus filmes são tão autobiográficos quanto poderiam ser. Suas experiências de vida são suas fontes de inspiração, e a temática da sexualidade é abordada de maneira bastante aberta em vários filmes. Hoje, o diretor é tão conhecido quanto o conterrâneo Luis Buñuel, cineasta cuja obra se assemelha muito ao estilo de Almodóvar.

Almodóvar nunca pôde estudar cinema, pois nem ele nem sua família tinham dinheiro para pagar seus estudos. Antes de dirigir filmes foi funcionário da companhia telefônica estatal; desenhou histórias em quadrinhos; foi ator de teatro de vanguarda e cantor de uma banda de rock, na qual participava travestido. Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor realizador.

Publicidade

Ministrante
Doutor em Ciências da Comunicação e da Informação, Novas Tecnologias e Artes do Espetáculo (Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle). Professor do Curso de Realização Audiovisual (Unisinos) e do Curso de Comunicação Social (UNISC). Licenciado em Letras / Português – Francês (UFRGS) e Mestre em Estudos Francófonos (UFRGS). Já ministrou os cursos “Desconstruindo Woody Allen” e “Nouvelle Vague do Cinema Coreano” pela Cine UM.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.