O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, exigindo profissionais capacitados e aptos a desenvolverem alguma função. Pensando nisso, a Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich, o Polivalente, oferece de forma gratuita, há dez anos, o curso técnico de Nutrição e Dietética, voltado para alunos formados no Ensino Médio e comunidade interessada.
Uma das professoras, Vanessa Rodrigues Pucci, explica que é uma forma de capacitação àqueles que desejam se aperfeiçoar na área de nutrição e se preparar para o emprego. “Os alunos saem daqui prontos para atuar nessa área alimentar do mercado de trabalho.”
LEIA TAMBÉM: Multifeira do Bairro Goiás será neste sábado
Publicidade
A formação leva dois anos, contemplando teoria e prática. “Temos uma cozinha completa aqui, onde o aluno consegue fazer tudo. Depois, nos últimos meses de curso, ele ingressa na parte de estágio em alguma empresa, ou até mesmo na cozinha aqui da escola, onde vai preparar a merenda dos alunos”, ressalta a nutricionista.
As turmas são formadas por 20 alunos de diferentes faixas etárias. As aulas ocorrem sempre de segunda a sexta-feira, no turno da noite, e são divididas em três módulos. “Ensinamos os procedimentos para entrar em uma cozinha industrial, formas de higiene dos alimentos, nutrição e saúde dos alimentos, e também mostramos qual é o papel da nutrição dentro da atenção primária”, destaca Vanessa.
LEIA TAMBÉM: Unisc tem inscrições abertas para curso de Panificação e Confeitaria
Publicidade
Para a coordenadora do curso, Karine Pereira de Lima, os resultados são positivos. “Não contamos com apoio de empresas. Somos nós os responsáveis por tudo, desde o espaço até as aulas. O curso é gratuito e faz parte do programa Escola Pública Gratuita de Qualidade.”
A realização do programa no educandário teve influência no cardápio dos 600 alunos do Polivalente. “Oferecemos merenda nos três turnos. O cardápio é mais saudável e nutritivo, vem pronto da Secretaria Estadual de Educação, mas com o nosso curso, conseguimos fazer com que os alunos façam uma boa refeição”, frisa Karine.
LEIA TAMBÉM: Unisc Venâncio Aires abre inscrições para dois novos cursos profissionalizantes
Publicidade
As inscrições são realizadas por meio de editais. A 6a Coordenadoria Regional de Educação (6a CRE) é responsável pela publicação das regras de participação a cada semestre. Os interessados não pagam para frequentar as aulas. O único requisito é ser formado no Ensino Médio, não necessariamente no Polivalente, pois as vagas são abertas à comunidade.
Ao concluir o curso de Nutrição e Dietética, o aluno recebe um certificado para que possa registrar-se junto ao Conselho Regional de Nutrição (CRN/RS), para assim poder exercer a profissão.
LEIA TAMBÉM: Indumentária gaúcha será tema de curso em Santa Cruz
Publicidade
Interessados podem fazer contato diretamente com o Polivalente pelo telefone (51) 3711 2186, ou ficar atento às redes sociais do educandário, onde são publicadas informações sobre os editais e o curso. No Instagram é @polinutricaoedietetica, e no Facebook a página chama-se Curso Técnico em Nutrição e Dietética – Polivalente SCS.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.