Santa Cruz do Sul

Curso mostra a servidores públicos de Santa Cruz como lidar com as emoções

A manhã dessa quinta-feira, 14, foi mais leve para cerca de 40 servidores que deram uma pausa nas atividades para participar da primeira edição do curso Gerindo emoções. Em uma das salas do Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, à margem da BR-471, a psicóloga e consteladora sistêmica Jamila Mohammad Abdallah convidou a plateia a sair do piloto automático para refletir a respeito de saúde, relacionamentos e trabalho.

A iniciativa, proposta pela área de gestão da Secretaria Municipal de Administração, é uma novidade que difere das capacitações tradicionais, de caráter técnico, geralmente focadas no aperfeiçoamento das rotinas de trabalho, como explicou o titular da pasta, Edemilson Severo. “Esse curso era um anseio nosso de muito tempo, queríamos oferecer algo interessante não apenas para a vida profissional, mas essencialmente para a vida pessoal dos servidores”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM: Saúde emocional foi tema da primeira ação do Agosto Lilás

Publicidade

Dividido em três módulos, com um total de 12 horas, o curso, que terá mais dois encontros nos dias 21 e 28, ocorre como preparativo para a Semana do Servidor, que ocorrerá em outubro com uma série de atrações. O objetivo, segundo Jamila, é proporcionar uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades socioemocionais que contribuam para relacionamentos mais saudáveis, decisões mais assertivas e melhores resultados nas áreas pessoais e profissionais. “Hoje não basta a gente se desenvolver tecnicamente, precisamos olhar para nossas emoções e no quanto elas impactam a nossa produtividade e nossas relações interpessoais”, frisou a psicóloga.

Atividade traz benefícios para a vida pessoal e profissional

Durante pouco mais de três horas, Jamilla explanou o tema de forma descontraída, deixando o grupo à vontade para intervenções, e usou ferramentas como a roda da vida, meditação e mindfulness (atenção plena). A partir do slogan Silenciar a mente, sentir o corpo e ouvir a alma, ela falou sobre os processos de desconexão do corpo, da mente e da alma que levam ao adoecimento. “Precisamos entrar em contato com nossas emoções, falar, externalizar. Quando isso não acontece, nos tornamos hipersensíveis ou deixamos de sentir, e a conta uma hora chega na forma de sintomas físicos e emocionais”, disparou.

LEIA TAMBÉM: Setembro Amarelo: mês será dedicado à conscientização sobre saúde mental

Publicidade

Para uma vida mais plena, ela propõe uma tomada de consciência a partir do autoconhecimento, identificando sabotadores internos e crenças limitantes. Abordou aspectos que distinguem a mente positiva da negativa e afirmou que é preciso fazer o corpo e a mente trabalharem em benefício da pessoa. “A tomada de consciência é muitas vezes um processo doloroso, porém a vida fica mais leve, mais possível e menos desgastante pelo caminho do autoconhecimento.”

Satisfeita em acompanhar o primeiro módulo, a atendente de Emei Laura Mara Pinheiro, de 53 anos, não poupou elogios. “É muito importante termos momentos como este, isso faz muita falta para nós. O que escutei hoje vou levar para casa, para o trabalho, tudo é aprendizado”, disse.

LEIA TAMBÉM: Desfile de 20 de Setembro é cancelado em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Para a assessora administrativa Cândida Inês Beléia Farias, de 58 anos, a oportunidade de participar do curso era aguardada há bastante tempo. “Eu também tinha esse anseio, são 22 anos na Prefeitura e eu sentia muita vontade de fazer esse trabalho interno, voltado mais à pessoa do que para a profissional.” Atuando no departamento responsável pela condução de sindicâncias e processos administrativos disciplinares, ela acredita que as lições aprendidas terão aplicação prática no dia a dia.

Laura: estímulo para o desenvolvimento
Cândida quer aplicar as lições no dia a dia

Palestrante

Jamila Mohammad Abdallah é psicóloga formada pela Unisinos, especialista em Educação e Direitos Humanos pela Ufrgs, consteladora sistêmica com formações pelo Instituto Cristiane Pan Nys, Instituto Marusa, Ibracs. É servidora na Prefeitura de Santa Cruz do Sul desde 2016, também facilitadora de grupos e círculos restaurativos no TJRS e professora no Instituto Gastronomia da Alma. Possui 20 anos de experiência, trabalhando com saúde emocional no setor público e privado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.