Educação

Curso de Pedagogia da Unisc é nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) comemora mais uma conquista. Depois das licenciaturas em Matemática e Química alcançarem o conceito máximo, nota 5, no processo de renovação de reconhecimento de curso realizado pelo Ministério da Educação (MEC), agora foi a vez do Curso de Pedagogia, que com mais de 50 anos de história já formou mais de 3,4 mil pedagogos.

Com início em 1967, o curso era vinculado, na época, à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Imaculada Conceição” de Santa Maria. “A análise de sua trajetória reflete os questionamentos que historicamente influenciaram a elaboração de normatizações legais e a consequente reelaboração dos projetos pedagógicos. A indagação central nos embates decisórios eram recorrentes: Qual é a finalidade do curso de Pedagogia? Qual é a formação profissional dos egressos? Estas e outras questões ainda instigam reflexões sobre o tema”, diz a coordenadora do Curso, Susana Margarita Speroni.

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A primeira edição do curso visava preparar profissionais para o exercício do Magistério das Matérias Pedagógicas do curso Normal, como docência em Didática, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Filosofia da Educação, História da Educação e Biologia da Educação, mediante o desenvolvimento teórico de, no mínimo, 160 horas de cada uma destas disciplinas no curso de Licenciatura em Pedagogia e prática em Estágios das disciplinas no Ministério da Educação e Cultura. 

Em 1969, com a Reforma Universitária, produzem-se novas mudanças no curso de Pedagogia. Foi abolida a dualidade entre bacharelado e licenciatura, mantendo a licenciatura e criando habilitações para a formação de profissionais específicos para cada conjunto dessas atividades, fragmentando a formação do pedagogo e da instituição escolar. A base comum visava a formação para o Magistério no curso Normal e as habilitações em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. 

Em 1991, diante das exigências legais, essas habilitações foram substituídas para que novas fossem instituídas. Nasceram novas habilitações que preparavam simultaneamente para o Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e da Pré-Escola; para o Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e das Séries Iniciais e também a Licenciatura Plena em Pedagogia na Habilitação Magistério para Deficientes Mentais no 1º Grau. 

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Na Unisc, em 1996, houve nova reestruturação para Licenciatura Plena, também para Séries Iniciais do 1º Grau e Educação Infantil, em substituição à Pré-Escola. Em 2001, o curso de Pedagogia da Unisc conquista o reconhecimento da Habilitação Magistério da Educação Infantil e alteração de designação para Curso de Pedagogia/Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Curso de Pedagogia/Educação Infantil e Curso de Pedagogia/Educação Especial. 

O novo currículo do curso, implantado em 2023/1, implementou um modelo de formação que propõe mudanças substanciais nas concepções e práticas educacionais de professores daqueles que o vivenciam. Foi construído a partir do conceito de arquitetura curricular e pedagógica, tendo características interdisciplinares, acolhendo didáticas flexíveis, maleáveis e adaptáveis a diferentes enfoques temáticos, trabalhando com diferentes perspectivas de tempo e espaço para a aprendizagem e considerando os ritmos impostos pelo sujeito aprendente.

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Também desterritorializa o conhecimento da sala de aula e da escola como locus exclusivo de aprendizagem e valoriza modos de aprender como a leitura, a conversa com pares, as vivências nas comunidades locais e virtuais.

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Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

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