A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vem auxiliando as comunidades atingidas pelas chuvas das mais diversas formas. Em uma delas, o curso de Nutrição tem elaborado diariamente 50 marmitas que são distribuídas pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O trabalho será feito por dez dias, totalizando 500 marmitas e cerca de 250 quilos de comida.
Segundo a coordenadora do curso, professora Bianca Inês Etges, a solicitação partiu da Secretaria de Desenvolvimento Social. “O Município forneceu os itens não perecíveis para produzirmos as marmitas. Fizemos contatos com empresas parceiras do curso, onde nossos estudantes realizam estágios, como a Prato Feito e a Refeições Ao Ponto. Elas doaram alimentos perecíveis, principalmente carne, ovos e hortigranjeiros. A Excelsior também entrou como parceira doando embutidos e hortaliças congeladas”, explica.
LEIA TAMBÉM: Voluntários trabalham para ajuda vítimas das enchentes
Publicidade
A produção é feita no bloco 31 da universidade, no Laboratório de Técnica Dietética do curso. Envolve professoras de Nutrição, estudantes bolsistas do projeto de extensão Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis e alunos do curso de Gastronomia. “Entregamos para a Prefeitura, que faz a distribuição conforme a necessidade”, complementa a professora.
Isabel Pommerehn Vitiello, professora do Curso, conta que, em razão das aulas paradas por causa das cheias, decidiram aproveitar o espaço do laboratório e a disponibilidade e vontade dos alunos para fazer o bem. Segundo ela, um espaço para se doar, mas também aprender. “Conseguimos aliar a solidariedade com o ensino, pois os alunos, apesar de não ter aula, estão indo na universidade e colocando em prática a teoria que recebem. É um aprendizado que levam para a vida e para a carreira”, destaca.
Para a aluna Mariana Lapa, participar dessa iniciativa é recompensador. “Nesse momento, todos querem ajudar de alguma forma, e poder oferecer esse carinho e conforto em forma de alimento é muito gratificante.” Ela, que está no quinto semestre de Nutrição, também salienta o quanto tem aprendido nesses momentos de doação.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil pede a ajuda de voluntários para organizar doações
“O que é visto em aula está sendo utilizado aqui, como quantidades de alimento por pessoa, relação de peso bruto com o peso líquido dos alimentos e elaboração de cardápios que atendam às necessidades de carboidrato, proteínas, gorduras e fibras”, diz. “É a teoria virando prática e isso é muito importante para nossa formação, além, é claro, para entregarmos uma marmita completa a quem está precisando.”
Quem também participa dessa iniciativa é Juliana Eduarda Bloedorn. Diferentemente de Mariana, ela está no começo do curso. Aluna do primeiro semestre, diz que está fazendo o caminho inverso: aprendendo a prática antes da teoria.
Publicidade
“As colegas mais experientes estão me auxiliando e sei que o que aprendo aqui vai me ajudar no decorrer do curso.” Além disso, frisa que ter a oportunidade de fazer o que gosta para ajudar o próximo tem sido uma experiência única. “Nós, enquanto alunos de um curso da área da saúde, como o de Nutrição, temos todas as ferramentas para levar a quem precisa uma marmita que, além de feita com bons ingredientes, é nutritiva e bem balanceada. E o melhor, leva junto todo nosso carinho”, finaliza.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.