Educação

Curso de Medicina da Unisc completa 18 anos

O curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completou 18 anos nesse sábado, 16. Foram 782 médicos formados no período, em 25 turmas. O coordenador é Paulo Roberto Laste e o subcoordenador, Leandro Luís Assmann. São mais de 500 alunos matriculados e cem professores.

A graduação em Medicina foi autorizada em 2006 e reconhecida em 2010. Conforme a Unisc, seu objetivo é formar o profissional generalista, numa perspectiva integral, por meio de uma práxis multiprofissional e raciocínio interdisciplinar em diferentes níveis. Ainda conforme a instituição, busca capacitá-lo para uma atuação competente e comprometida nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

Gilsa: curso é diferencial na área da saúde

O curso tem uma unidade hospitalar própria, o Hospital Santa Cruz, adquirido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) em 2003. Ali são oferecidas residências médicas em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade e Medicina Intensiva.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Unisc terá espaço de incentivo à ciência e tecnologia para alunos de escolas públicas


A técnica administrativa Gilsa Alberta Jackisch está presente no curso desde 2007, onde criou vínculos de amizade com acadêmicos e pais que perduram até hoje, pois atuava na recepção dos calouros. “Vejo que o curso foi o diferencial na área da saúde no município. Muitos dos profissionais que atuam hoje na cidade vieram da Medicina da Unisc.”

Busca por um currículo atualizado

A coordenadora pedagógica do curso, Marília Dornelles Bastos, lembra que a trajetória da Medicina em Santa Cruz do Sul começou com um preparo cuidadoso da estrutura e da equipe de professores. As primeiras iniciativas foram a aquisição do Hospital Santa Cruz pela Apesc e a preocupação de aproximar a equipe médica qualificada da cidade por meio de um curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Medicina.

Publicidade

Marília: parcerias com a rede municipal

“A busca de um currículo atualizado e de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação também foi um grande desafio”, diz. Segundo ela, as parcerias com a rede municipal foram de grande importância, “visto ser essencial para o aprendizado do nosso estudante e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de proporcionar o acesso à população a uma equipe médica qualificada, que faz parte do corpo docente do curso”.

“A participação dos professores das áreas básicas dos diferentes cursos da saúde também foi decisiva para viabilizar uma estrutura qualificada, tanto nas áreas humanas como nas biológicas”, continua ela. Marília lembra que a Unisc sempre teve a preocupação de formar médicos com qualificação técnica associada a valores éticos e humanitários.

Foco na qualidade da formação

No começo do ano, o professor Paulo Laste assumiu como coordenador, tendo como subcoordenador o professor Leandro Luís Assmann. Laste recorda que o contato com o curso de Medicina vem desde o início, como um dos professores que participaram da elaboração do projeto pedagógico, do qual tem grande orgulho.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Dois cursos da Unisc atingem nota máxima no ENADE

Laste: destaque para importância do HSC

“Um dos grandes diferenciais do nosso curso de Medicina é que ele possui hospital de ensino próprio, um local com espaços de aprendizagem prática com atendimento de pacientes e laboratórios para simulações”, afirma. Segundo ele, isso contribuiu para a qualidade na formação e à qualidade da saúde regional. Ao longo dos anos, Laste acompanhou o crescimento pessoal e profissional dos alunos e hoje tem a satisfação de tê-los como colegas médicos, e alguns como docentes.

Santa Cruz do Sul como polo de saúde

Tatiana é atual coordenadora do Internato

A coordenadora do Internato e ex-coordenadora do curso, professora Tatiana Kurtz, lembra que tinha pretensão de manter vínculo com o ambiente universitário quando finalizou a especialização médica. “O propósito era de seguir a trajetória de meus mestres e manter atualizações contínuas”, frisa. “Retornando para Santa Cruz, iniciei minha trajetória sendo docente na Unisc, isso há mais de duas décadas. Com o tempo, a atividade proporcionou muitas realizações e um grande desafio: assumir a coordenação de um curso extremamente complexo na sua estruturação e de inúmeras exigências.”

Publicidade

A professora enfatiza que a preocupação como docente sempre foi definir com clareza qual é o profissional de saúde que a Unisc quer formar. Para ela, o curso de Medicina da Unisc e os demais cursos da área auxiliaram na consolidação de Santa Cruz como polo regional de saúde.

Os estudantes

“A graduação em Medicina era algo com que sonhava. Entretanto, não me parecia real a possibilidade de cursar, devido às condições financeiras da minha família e por dividir o sonho com a minha irmã, também estudante de Medicina da Unisc. A realidade de ter dois filhos médicos sempre foi motivo de felicidade para os meus pais. Acredito que se estamos aqui foi graças à força de vontade e à determinação deles em nos ver formar.”

Lucas Augusto Hochscheidt
Estudante do 2º semestre,
natural de Venâncio Aires

Publicidade

“Optei por ingressar na Unisc devido à excelência acadêmica, aliada a uma vasta gama de oportunidades de aprendizado que transcendem os limites da sala de aula. Além disso, o acesso privilegiado ao Hospital Santa Cruz, aos ambulatórios de Habilidade e aos serviços de saúde em Santa Cruz do Sul proporciona um ambiente de aprendizado prático e imersivo. Em apenas três anos, estabeleci conexões significativas que sei que vou levar para a vida.”

Carolina Vescovi
Estudante do 6o semestre,
natural de Vacaria

“Optei em estudar na Unisc por ser um curso que já possuía uma boa nota no MEC, além de ter conhecidos que relataram a qualidade do curso, a presença de bons professores e uma boa estrutura. Um dos diferenciais é possuir um hospital-escola próprio, o que facilita e auxilia nas oportunidades de aprendizado.”

Arthur Gomes Ribeiro,
Estudante do 11o semestre,
natural de Cachoeira do Sul

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.