Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENSINO SUPERIOR

Curso de Administração da Unisc completa 50 anos

O mês de março marca os 50 anos do início das aulas do curso de Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Na época, a antiga Faculdade de Ciências Contábeis, com o objetivo de ampliar a área de atuação, encaminhou um processo para obter autorização do Ministério da Educação (MEC) para a oferta do curso. A aprovação ocorreu no final de 1971 e foi muito festejada.

Desde lá, a Unisc formou 3.815 pessoas na área, tanto no campus de Santa Cruz do Sul como nos de Venâncio Aires, Montenegro, Sobradinho e Capão da Canoa. O curso oferece aulas atualizadas, que acompanham as mudanças e tendências da gestão, por meio de um corpo docente qualificado e com experiência no meio empresarial. “Além disso, proporciona aos estudantes a aplicação do conteúdo de forma prática, contato com empresários e visitas técnicas. Dispõe também de ambientes modernos de aprendizado e infraestrutura tecnológica de transmissão para eventos e palestras”, diz o coordenador do curso na sede e EAD, Leonardo Gustavo Schneider.

LEIA MAIS: Apesc comemora 60 anos de atuação pelo ensino superior

Publicidade

Para ele, o profissional de Administração, primeiramente, precisa ter o conhecimento técnico da área e buscar atualização constante. “Entre as principais características do gestor, destacam-se a proatividade, o pensamento sistêmico, o perfil analítico, capacidade empreendedora e inovativa, liderança, senso crítico e habilidade de comunicação.”

Schneider ressalta ainda que a área é uma ciência relevante e necessária na sociedade, nos diferentes espaços (público e privado), pois contribui diretamente na oferta de bens e serviços e, consequentemente, no resultado e na qualidade de atuação das organizações. “Somado a isso, em um contexto complexo e turbulento, a gestão torna-se vital para obter um lugar de destaque nos dias de hoje”, conclui o professor.

LEIA TAMBÉM: Parceria entre Prefeitura e Apesc garante atendimento a crianças com necessidades especiais

Publicidade

Área interfere na sobrevivência das pessoas

Quem também considera a área de Administração como importante para a sociedade é o acadêmico Rômulo de Vargas Pereira, de 22 anos, morador de Taquari. Ele a define como “gigantesca e notória”. “Começamos pela administração pública, a qual nos assegura direitos que, muitas vezes, interferem na sobrevivência das pessoas, como alimentação, saúde, transporte e empregabilidade. Isso de modo geral. No particular, cabe aos civis administrarem o seu dinheiro, bens e deveres, cuidando de seus recursos financeiros de maneira adequada e responsável.”

Rômulo havia começado a cursar Administração em outra universidade, em 2018, e fez a mudança para a Unisc já no segundo semestre. “Foi perceptível a diferença na metodologia de ensino e no corpo docente. O curso em si traz aos alunos, em seu conteúdo, experiências mais próximas à realidade, ao cotidiano do administrador, seja nos exercícios, estudos de caso ou pelo fato de contar com professores experientes, com bagagem.”

O acadêmico escolheu a área pela amplitude no mercado de trabalho. “O administrador pode atuar em diversas áreas, como vendas, marketing, gestão de pessoas, financeiro e produção, entre outras.” Entre as experiências adquiridas no curso, Rômulo cita a convivência com pessoas com pensamentos diferentes, os debates, as construções de ideias que ocorrem durante os trabalhos e, principalmente, o contato com os professores, que passam boa parte da sua experiência aos estudantes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Curso de Direito da Unisc recebe Selo de Qualidade OAB Recomenda

Outra aluna do curso apaixonada pela área é a santa-cruzense Marina Juliane Melo, de 23 anos. Ela está no fim da graduação, com a formatura programada para o segundo semestre deste ano. “Escolhi estudar Administração porque é uma área bem ampla, com muitas oportunidades e frentes de atuação. Hoje, quase no fim do curso, me vejo apaixonada pelo poder de transformação da área.”

A escolha por cursar na Unisc, segundo Marina, foi por ser uma grande referência. “Principalmente por conta de sua marca consagrada no mercado e ótimas recomendações de ex-alunos.”

Publicidade

Ao longo da trajetória acadêmica, Marina teve várias experiências positivas, desde um simples bate-papo com professores até visitas técnicas e palestras com profissionais reconhecidos no mercado. “Também tive o privilégio de ser homenageada durante todos os semestres com o mérito acadêmico, um evento promovido pelo curso de Administração para valorizar os alunos destaques do período.”

LEIA TAMBÉM: Unisc promove palestra que vai abordar o conflito entre Rússia e Ucrânia

História

Em março de 1972, teve início o curso de Administração em Santa Cruz. Com isso, duplicaram as vagas da primeira mantida da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), que passou a se chamar Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas. Com isso, de 1972 a 1975, a faculdade também duplicou as turmas e o número de estudantes.

Publicidade

A Apesc iniciou em março de 2000 a oferta de turmas de Administração em Sobradinho. O mesmo ocorreu em 2002, em Capão da Canoa; em 2003, em Venâncio Aires; e em 2011, em Montenegro. Também em 2011, em março, começaram as aulas do oitavo curso de mestrado da Unisc, o Mestrado Profissional em Administração.

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.