Santa Cruz do Sul foi a cidade escolhida para dar início a um projeto da Polícia Federal (PF) que visa aproximar a instituição da comunidade. Nos dias 4 e 5 de setembro, segunda e terça-feira da semana que vem, será realizado o primeiro curso Treinamento de Sobrevivência Urbana. Cerca de 20 pessoas, entre líderes locais e dos poderes Executivo e Legislativo; instituições públicas e privadas e associações vão participar da atividade.
LEIA TAMBÉM: Ação da Polícia Federal de Santa Cruz prende homem e apreende adolescente em Bom Retiro do Sul
O objetivo é auxiliar o cidadão na tomada de decisões frente a agressões de terceiros em situações cotidianas. O treinamento consistirá na realização de palestra e oficinas práticas que simulam situações de assaltos e agressões armadas. Conforme o chefe da Delegacia da PF de Santa Cruz do Sul, delegado Mauro Lima Silveira, este é um projeto-piloto, que deve ser replicado futuramente em outras cidades do Estado.
Publicidade
“Essa ideia surgiu em decorrência da realização de alguns cursos que fizemos nos últimos dois anos em Santa Cruz, de técnicas operacionais e direção operacional, que foram ministrados para policiais federais e algumas outras instituições da área da segurança. A partir disso, estendemos uma parte desses cursos voltada para pessoas que não são da área da segurança pública”, salientou.
“Percebemos que há necessidade de transmitir alguns conhecimentos que servem para o dia a dia de qualquer cidadão. Com isso, aproveitando a estrutura da nossa unidade e vários colegas que são professores da Academia Nacional de Polícia, tivemos a ideia de fazer esse piloto”, complementou o chefe da PF em Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: STF define que Guarda Municipal integra sistema de segurança
Publicidade
A abertura do curso ocorrerá na próxima segunda-feira, às 17 horas, com uma palestra no auditório da Procuradoria Geral do Município, no Bairro Universitário. No dia seguinte, as oficinas práticas de sobrevivência urbana serão realizadas no Parque da Expoagro Afubra, que fica na BR-471, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo.
Segundo o delegado Mauro Silveira, a Superintendência da Polícia Federal no Estado vai analisar a avaliação dos participantes sobre o curso para replicá-lo em outras cidades do Rio Grande do Sul. “Será verificada a aceitação de todos e, futuramente, devem acontecer outros”, salientou.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.