Um grupo de nove artesãs do município de Passo do Sobrado participou na terça, 26, e quarta-feira, 27, de uma capacitação sobre artesanato com fibra de bananeira. As atividades foram ministradas pela artesã Arlete Pimentel, do município de Vale Verde. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Sicredi.
A extensionista rural social Ana Claudia Miotto, da Emater, informou que o curso teve como objetivo incentivar o uso de matéria-prima rural para a fabricação de peças de artesanato. “Dessa forma os participantes podem agregar valor aos seus trabalhos, além de diversificar os produtos ofertados para venda durante a Expofeira do Passo, visto que a maioria dos participantes é feirante”. A feira acontece regularmente, sempre no segundo sábado do mês.
Ainda segundo a extensionista, a produção das peças em fibra de bananeira é uma alternativa viável para as agricultoras devido ao cultivo da fruta em muitas propriedades. “A fibra de bananeira é um material que está disponível em grande quantidade no interior do município e com custo zero, apenas demandando mão de obra para preparar a fibra e fabricar as peças”, explica. Entre as informações repassadas ao grupo constam técnicas de corte e preparo da fibra, tipos de fibra, como secar e fazer o armazenamento, além de técnicas de transagem e tramagem da fibra.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Vem aí a 38ª Olimpíada Rural de Arroio do Tigre
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.