Categories: Geral

Curado da raiva humana, adolescente do Amazonas é o quinto sobrevivente da doença no mundo

Um adolescente de 14 anos, morador do Amazonas, é a quinta pessoa a ser curada da raiva humana no mundo. O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde. Este é o segundo caso de cura registrado no Brasil. O primeiro foi em 2008, no estado de Pernambuco. Os outros três casos de cura foram nos Estados Unidos – em 2004 e 2011 – e na Colômbia, em 2008. No último caso, a vítima faleceu por outras causas associadas após a cura.

O adolescente, identificado como Mateus Castro, passou pelo mesmo protocolo de atendimento usado na cura do paciente de Pernambuco. Conforme o Ministério, foram usados os medicamentos Biopterina e Amantadina durante o protocolo de Milwaukee. Ainda assim, a pasta não recebeu todos os relatórios neurológicos do jovem amazonense, “de modo que não há como avaliar ainda quais as condições e prognóstico de recuperação”.

Mateus deu entrada na Fundação de Medicina no dia 2 de dezembro, com febre e formigamento nas mãos. Ele saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) nessa segunda-feira, 8. O jovem será acompanhado por uma equipe multidisciplinar de reabilitação para tratar sequelas motoras e na fala. Ele seguirá em tratamento por pelo menos mais quatro meses.

Publicidade

 

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.