Uma das principais atrações da Oktober são os desfiles temáticos. Neste ano, com o tema voltado à integração de culturas, tem destaque uma alegoria chamada Estância da Oktober – Do Churrasco ao Bom Chimarrão, remetendo justamente à tradição gaúcha. Afinal, Santa Cruz do Sul é a sede do Enart, um dos principais eventos do tradicionalismo. Além disso, o carro alegórico coloca em protagonismo a 2ª Prenda Mirim do Estado, Amanda Kothe Bartz, do CTG Lanceiros de Santa Cruz.
A estátua do Laçador foi removida para ser restaurada em um pavilhão nas proximidades do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul fez um cortejo durante o transporte, no dia 28 de setembro. Serão 90 dias de trabalho no monumento do artista pelotense Antônio Caringi.
O canal Curta! estreia nesta segunda-feira, 11, às 22h05, o documentário Dois Tempos. Os violonistas Lucio Yanel e Yamandu Costa se reencontram, após 35 anos, em uma jornada que reconstrói o caminho que trouxe o argentino a terras brasileiras. Sozinhos na estrada, em um motorhome, com violões e memórias, mestre e discípulo cruzam a fronteira sul do Brasil até Corrientes, na Argentina, encarando as transformações trazidas pela viagem e pela passagem do tempo. O trabalho tem a direção de Pablo Francischelli e duração de 88 minutos.
Publicidade
A 24ª edição da Estância da Canção Gaúcha foi realizada sexta-feira, 8, e sábado, 9, em São Gabriel. João sem Corda foi a música vencedora do festival, interpretada por Luiz Marenco. A composição ainda teve a melhor letra, com Evair Suárez Gomez, e melhor melodia, com Juliano Gomes.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) criou o diploma “Anitas do nosso tempo”, em alusão aos 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi. O governo estadual definiu 2021 como o “Ano de Anita”, em homenagem à heroína, que também foi tema da Semana Farroupilha. O diploma de reconhecimento às mulheres será entregue às conselheiras, coordenadoras e patroas, além das deputadas estaduais da atual legislatura, na 90ª Convenção Tradicionalista Gaúcha, marcada para o dia 28 de novembro, em Porto Alegre.
Está disponível no YouTube o documentário Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul – O Filme. Em três horas, ele revisita o legado de Paixão Côrtes e analisa criticamente o rumo tomado pelos festivais de dança. Dirigida por Diego Müller, Gustavo Brodinho e Guilherme Valadas, e produzida com recursos da Lei Aldir Blanc, a obra já tem mais de 9,5 mil visualizações em uma semana.
Publicidade
LEIA MAIS: Homenagem a Zitarrosa
This website uses cookies.