Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RUMO AOS 200 ANOS

Cultura e imigração alemã serão debatidas em live nesta segunda

Foto: Lula Helfer

Uma live na noite desta segunda-feira, 14, reunirá oito convidados que integram o Projeto de União das Cidades de Colonização Germânica do Brasil. O encontro virtual que terá inicio às 19h30 e duração de uma hora e meia tratará sobre as comemorações do bicentenário do início das migrações alemãs para o Brasil, com a chegada dos primeiros imigrantes vindos de territórios para a chamada Colônia de São Leopoldo, na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, em 25 de julho de 1824. Um dos assuntos que será tratado é referente às tradições germânicas no Natal.

A presidente da Associação dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs, Maria Luiza Schuster, que é uma das participantes, destaca a importância de falar sobre as tradições natalinas alemãs. “Os imigrantes alemães trouxeram diferentes costumes, com significados bem peculiares. Foram eles que trouxeram a comemoração do Advento, as músicas natalinas, as bolachas decoradas e tantas outras coisas que muitas pessoas fazem em suas casas e desconhecem sua origem. Falar sobre esse tema é resgatar a cultura de origem germânica”, frisou.

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: famílias mantêm tradição das bolachas decoradas de Natal

Publicidade

De Santa Cruz do Sul também participa a professora Lissi Bender, que estuda a presença da língua alemã no município. Os demais integrantes são Ingrid Marxen (São Leopoldo), Dalva Reinheimer (Igrejinha), Bárbara Husung (Nova Friburgo – RJ), Elisabeth Grabner (Teresopólis – RJ), Dilza e Nilo Frank (Juiz de Fora – MG) e Suely Petry (Blumenau – SC). Sobre o formato do evento, Maria Luiza disse que possui vantagens se comparado com o presencial.

“As pessoas que participam são representantes de várias cidades e estados, elas estão ligadas à Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil, a FECCAB. Algumas vivem em regiões semelhantes a nossa e mantêm as tradições, já outras por algum motivo perderam sua identidade, seus traços de origem e agora estão fazendo esse resgate. A internet facilita muito essa comunicação, além do deslocamento que seria inviável. É tudo muito ágil e dinâmico”, acrescentou a professora Maria Luiza.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz organiza semana dedicada à imigração alemã

Publicidade

No endereço https://www.facebook.com/culturaalema/live_videos, é possível acompanhar mais detalhes sobre a programação.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.