Dar aquela passeada diária é essencial, em especial para os cães que moram em apartamento. É o momento em que fazem suas necessidades fisiológicas e conseguem gastar um pouco da energia acumulada. Mas é preciso atenção às condições climáticas, sobretudo quando se aproximam os meses mais quentes, pois o que é para ser diversão pode virar um problema.
O calor do asfalto e dos demais pisos pode causar queimaduras nos coxins, as almofadinhas nas patas dos pets. “Eles são sensíveis e podem sofrer queimaduras, quando expostos ao piso muito quente”, afirma a veterinária Pâmela Franco Weber, que atende na MS Sul Bichos.
LEIA MAIS: Bicho Mania: a amizade entre Mickey e Noah é exemplo de carinho
Publicidade
Ela sugere os passeios em horários de temperatura mais amena – antes das 10 e depois das 16 horas. “Tocar o chão com a nossa mão ou pé também é uma alternativa de verificar quão quente está o chão”, aponta.
LEIA TAMBÉM: Confira dicas importantes para manter a saúde dos pets em dia
Outro momento que requer atenção é durante a prática do exercício físico. Fazer aquela corridinha na companhia do cão é muito divertido, mas é preciso levar água, além de evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes. “Não é preciso higienizar as patas como muitos tutores acreditam. A utilização de produtos para limpar os coxins com uma grande frequência pode retirar a barreira de proteção natural da pele”, ressalta.
Publicidade
E se todos esses cuidados não surtirem efeito e os coxins vierem a queimar? “O indicado é procurar a avaliação veterinária a fim de identificar o tipo de queimadura e instituir o tratamento adequado”, orienta.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.